O GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa – composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.
Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:
Novo estudo evidencia que problemas são oportunidades na Amazônia Legal
O desastroso processo de ocupação da Amazônia Legal oferece também as chaves para a construção de um futuro sustentável. É o que desvenda o estudo: O Paradoxo Amazônico, do projeto Amazônia 2030. Segundo os pesquisadores, a Amazônia Legal apresenta um grande paradoxo e, apesar da situação ser desafiadora, não é irremediável. “Cada um dos fatores que contribuíram para o atual cenário pode ser aproveitado para avançar em direção a um desenvolvimento regional mais eficiente e sustentável”, diz o trabalho. Esse olhar positivo foi destaque no O Globo.
A Global Witness lançou nesta quarta (28) um relatório que afirma que o Brasil é o país mais letal da década para defensores da terra e do meio ambiente e concentrou 20% dos assassinatos desses ativistas na última década. Um terço das mortes ocorridas foram de indígenas e negros, e 85% dos assassinatos ocorreram na Amazônia, como destacou o O Globo. A Folha também repercutiu o assunto e lembrou ainda que a América Latina concentra 68% das mortes.
“A iniciativa Science Based Targets (SBTi), referência mundial na certificação dos planos net zero corporativos, acaba de divulgar a primeira metodologia padronizada para as atividades que dependem diretamente da terra, como agricultura e pecuária, responsáveis por 22% das emissões globais de gases de efeito estufa. O documento destaca que 80% do potencial de mitigação do carbono nesses setores depende do fim do desmatamento. O Capital Reset deu detalhes.
GT Infra em ação
Seminário: Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia