//

Polinizadores em risco

4 minutos de leitura
2
Foto: Boris Smokrovic via Unsplash

Diagnóstico Global de Polinização: Após aprovação na 2ª Plenária IPBES, ocorrida na Turquia, o Programa de Trabalho da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos lançou seu primeiro produto: o Diagnóstico Global de Polinização e Polinizadores Associados à Produção de Alimentos. Além do conhecimento científico, o trabalho incorpora também os conhecimentos tradicionais e indígenas. O processo de elaboração do documento foi coordenado ao longo dos últimos dois anos pelo britânico Simon G. Potts, professor da Universidade de Readings (Reino Unido), e pela brasileira Vera Lucia Imperatriz Fonseca, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e membro do Programa Biota/Fapesp.

Papel vital dos polinizadores: Dentre os principais destaques, o relatório afirma que a polinização por animais desempenha um papel vital como um serviço de regulação do ecossistema na natureza. De maneira mais concreta, isto pode ser visualizado por meio das culturas agrícolas. Estima-se que o volume de produção de culturas agrícolas que dependem de polinizadores aumentou em 300% nas últimas cinco décadas, o que tornou nossas culturas agrícolas mais dependentes do processo de polinização.

 

“Thematic assessment of pollinators, pollination and food production” durante a IV Plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), realizada em Kuala Lumpur, Malásia, no fim de fevereiro. (C) IISD-RS
“Thematic assessment of pollinators, pollination and food production” durante a IV Plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), realizada em Kuala Lumpur, Malásia, no fim de fevereiro. (C) IISD-RS

 

Ameaças: A maioria das espécies de polinizadores são selvagens, incluindo mais de 20.000 espécies de abelhas, e algumas espécies de moscas, borboletas, mariposas, vespas, besouros, pássaros e morcegos, e outros vertebrados. De acordo com a Lista Vermelha da IUCN, 16,5% dos polinizadores vertebrados estão ameaçadas de extinção global (aumentando para 30% espécies insulares). Não há avaliações globais Lista Vermelha especificamente para insetos polinizadores. No entanto, as avaliações regionais e nacionais indicam altos níveis de ameaça para algumas abelhas e borboletas.

Pesticidas: Em decorrência de uma combinação da toxicidade e do nível de exposição, os pesticidas têm uma ampla gama de efeitos letais e sub-letais em polinizadores, segundo estudos realizados em condições experimentais controladas. Uma alternativa discutida é a diminuição da exposição de polinizadores aos pesticidas por meio: (i) da redução do uso de pesticidas; (ii) buscando-se formas alternativas de controle de pragas, e (iii) desenvolver novas tecnologias. Ao lado disso, essas ações devem incluir a promoção do Manejo Integrado de Pragas que incorpore a capacitação de agricultores, a promoção de agricultura orgânica e políticas para reduzir o uso geral destas substâncias.

Conheça mais sobre o trabalho do Thematic assessment of pollinators, pollination and food production.

 

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog