///

Rio Tapajós e Bacia do Alto Paraguai estão entre os rios icônicos mais ameaçados do planeta

5 minutos de leitura
Publicado antes do Congresso Mundial de Hidreletricidade deste mês, o relatório 10 rios em risco detalha a ameaça representada por barragens hidrelétricas planejadas para rios icônicos em todo o mundo, desde grandes rios tropicais biodiversos, como o Tapajós, Irrawaddy, Mekong e Sepik, até o último glacial de fluxo livre nos Alpes, o Isel.

Dois desses dez rios ficam no Brasil: o Tapajós e a bacia do Alto Rio Paraguai. O primeiro é um dos maiores afluentes de fluxo livre da Amazônia, respondendo por cerca de 6% da água em toda a bacia. Ele sustenta diversas comunidades, bem como uma biodiversidade extraordinariamente rica. Mas é considerado uma das melhores oportunidades restantes para geração de energia hidrelétrica. Por isso, estão planejadas 42 barragens na bacia, incluindo uma série de cinco barragens que compõem o enorme complexo hidrelétrico do rio Tapajós. Se todas essas barragens fossem construídas, as consequências ambientais e sociais seriam desastrosas.

A Bacia do Alto Rio Paraguai é composta por vários rios que fornecem água para a maior área úmida tropical do mundo – o Pantanal. Este Patrimônio Mundial já sofreu uma queda alarmante das águas superficiais (retração de 74% na parte brasileira da superfície coberta por água do Pantanal segundo Map Biomas). Hoje, existem 57 usinas em operação na Bacia do Alto Paraguai – embora pequenas, seu impacto cumulativo altera significativamente os ciclos naturais do rio. Estão planejadas mais 80 hidrelétricas que, se construídas, mudarão 40% do fluxo das águas do bioma.

“As usinas projetadas para a região trazem um potencial pequeno de geração de energia elétrica e grandes impactos ambientais. Não precisamos perder os fluxos de água e o seu capital associado se há um potencial de substituir todos estes projetos por fontes alternativas”, ressalta Cássio Bernardino, coordenador de projetos do WWF-Brasil.

O fluxo natural de água, sedimentos e nutrientes descendo por esses rios é fundamental para a segurança alimentar e a subsistência de mais de 80 milhões de pessoas e para a estabilidade de alguns dos grandes deltas do mundo, ao mesmo tempo que sustenta uma extraordinária diversidade de espécies dentro e fora da agua. “Precisamos expandir drasticamente a energia renovável para enfrentar as mudanças climáticas e entregar um mundo líquido zero até 2050, mas não podemos fazer isso às custas dos rios, comunidades e natureza. Os países devem aproveitar a oportunidade criada pela revolução renovável e escolher as melhores maneiras de fornecer energia a seu povo do que a energia hidrelétrica de alto impacto”, disse Stuart Orr, líder de água doce do WWF.

Barragens hidrelétricas planejadas ameaçam muitos dos benefícios diversos e insubstituíveis fornecidos às pessoas pelos rios de fluxo livre – desde a pesca produtiva que apoia as comunidades locais e povos indígenas ao longo dos rios Sepik e Tapajós até fluxos de sedimentos naturais que nutrem a produção de arroz em a bacia do Irrawaddy e são a chave para manter o delta do Mekong acima da elevação do mar.

Ao fragmentar rios de fluxo livre, as barragens hidrelétricas têm desempenhado um papel fundamental no declínio de 84% nas populações de espécies de água doce desde 1970. A construção de mais barragens hidrelétricas de alto impacto exacerba essa tendência, minando os esforços globais para reverter décadas de declínio e proporcionar um mundo positivo para a natureza em 2030.

Rios ameaçados
América do Sul: Tapajós (Brasil) e Bacia do Alto Paraguai
Ásia: Sepik (PNG), Mekong Blues (Laos), Mianmar (Irrawaddy)
África: Mara (Quênia), Delta (Angola)
Europa: Isel (Áustria), Vístula (Polônia), Vjosa (Albânia)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog