//

Testes detectam agrotóxicos na água acima do limite seguro em 28 cidades

2 minutos de leitura
pulverização aérea de agrotóxicos
Foto por Cenipa/Divulgação.

Com informações do UOL

Testes de qualidade encontraram agrotóxicos na rede de abastecimento de água em níveis acima do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde em 28 municípios brasileiros em 2022. A situação foi observada em cidades de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins.

As informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil a partir de informações publicadas pelo Ministério da Saúde no Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).

O consumo de água com altas concentrações de agrotóxicos aumenta os riscos para doenças crônicas, como câncer e distúrbios hormonais, e para problemas no sistema nervoso, nos rins e no fígado, explicou o professor de toxicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fábio Kummrow, à UOL.

Ele afirma que o consumo esporádico dessa água configura baixo risco à saúde. Porém, “o consumo frequente por longos períodos representa sérios riscos, em razão dos efeitos tóxicos crônicos pela exposição durante meses ou anos”, acrescenta.

 

Agrotóxicos proibidos

De acordo com os dados do Sisagua, no ano passado foram realizados 306.521 testes consistentes em 2.445 cidades para identificar agrotóxicos na água. O número poderia ser maior, já que a maior parte dos testes realizados no país para essas substâncias apresentavam erros e foram classificados como inconsistentes pelo Ministério da Saúde.

O agrotóxico com mais testes acima do limite foi o endrin, com dez registros. A substância, cujo uso é proibido no Brasil, pode afetar o sistema nervoso, causando tremores e convulsões, segundo estudos realizados em animais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog