//

Você sabia que a tecnologia social da Ecoa “Desenvolvimento Integral de Comunidades no Pantanal” foi certificada pelo Banco do Brasil?

7 minutos de leitura
Aquisição de Equipamento de Proteção Individual (macacão) para as coletoras da isca a fim de protegê-las de enfermidades ginecológicas relativas à umidade.

Resumo

Com as especificidades necessárias às 5 regiões pantaneiras alcançadas, a tecnologia tem por base a mobilização para desenvolver o associativismo; educação; saúde; energia; uso sustentável de bens naturais e o planejamento em processos de previsão e mitigação frente aos eventos climáticos extremos.

Problema Solucionado

Nas comunidades onde a tecnologia foi aplicada os maiores problemas eram a desorganização social e a ausência do Estado. Não existia qualquer associação local formada e às vezes prevalecia o dissenso interno. Em duas das 5 regiões não era provido o básico em saúde e educação. Como muitas das famílias dependem diretamente da pesca ou da coleta de iscas vivas para sobreviver sofriam perseguição de proprietários de terras e mesmo da policia ambiental, o que agravava suas condições de vulnerabilidade. Nas grandes cheias muitas perdiam bens por não terem locais para refugio. Duas comunidades perderam sua fonte de abastecimento de água. Uma devido a atividade de mineradoras e outra por ter seus territórios tomados para a criação de uma unidade de conservação privada.

Descrição

A grande complexidade e magnitude dos problemas em cada uma das regiões e mesmo comunidades onde a tecnologia é aplicada implica na necessidade de que o passo inicial seja a construção de um diagnóstico com participação das comunidades e pesquisadores de diferentes áreas. Para este diagnóstico é fundamental contatos prévios através de reuniões locais e a identificação de trabalhos científicos publicados ou em andamento. O passo seguinte é o trabalho de criação de associações de moradores, processo importante por iniciar a construção de lideranças democráticas com base nos interesses comunitários. Com o diagnóstico elaborado e a associação formada inicia-se o processo de atração dos agentes públicos para que o Estado passe a ter presença nas áreas essenciais como saúde, energia e comunicação. Por outro lado, contando com um processo já amadurecido, são buscados recursos para o desenvolvimento de projetos tanto em fontes publicas como privadas para as áreas identificadas como prioritárias pelas comunidades, pesquisadores e técnicos da organização.

Recursos Necessários

Meios de locomoção (barco e carro); computador; meios de comunicação (celular ou rádio, dependendo da região, e internet); combustível; material para capacitação (projetor, cartilhas, etc..).

Resultados Alcançados

O maior resultado alcançado pela tecnologia “Desenvolvimento Integral de Comunidades no Pantanal” foi a criação de organizações comunitárias como ferramenta democrática. Através delas os grupos, em diferentes regiões, adquiriram autonomia para buscar soluções de seus maiores problemas através da interlocução com prefeituras e outras instituições e também resistir a agressões. São 4 associações em funcionamento e uma em formação. Comunidades que antes não tinham escolas são atendidas hoje por 3 delas, as quais atraem alunos da região. Quando a primeira foi criada esperava-se 20 alunos, surgiram 120, em 2013 estão matriculados mais de 90 alunos. Na área de energia a mobilização de uma comunidade (Porto da Manga) convenceu o governo federal, através do Ministério da Integração, a construir uma linha de transmissão de energia de mais de 40 Km na planície pantaneira, atendendo 47 famílias e distribuindo energia pela Estrada Parque Pantanal, fortalecendo o turismo na região. Na comunidade Maria Coelho (perderam suas fontes de água) foi criado um processo de negociação com mineradoras para abastecimento através de caminhões e a estruturação de cozinha comunitária para geração de renda. Ao mesmo tempo se trabalhou com a Embrapa Pantanal para o desenvolvimento de produtos locais e colocação no mercado. Uma área com ações especificas, incluindo pesquisas cientificas, foi a de coleta e comercialização de iscas vivas para o turismo de pesca, principal fonte de renda da maioria das famílias. Um grande ganho, foi a identificação e aquisição de Equipamento de Proteção Individual (macacão) para a água, o que trouxe uma nova condição de saúde principalmente para as mulheres que se viram livres de enfermidades ginecológicas relativas à umidade. Vária instituições participaram, incluindo o Ministério Público do Trabalho. Foi elaborado um processo de Boas Praticas para captura, armazenamento e comercialização da isca. A redução de perdas foi de aproximadamente 30%. A categoria dos coletores de iscas foi reconhecida pela legislação de Mato Grosso do Sul. Até o final da década de 90 do século passado eram “invisíveis” pela lei e caçados por proprietários de terra. Uma comunidade (Barra do São Lourenço) conseguiu ter acesso a uma área de 13 hectares de onde havia sido expulsa para a criação de uma RPPN. Este processo foi conduzido em seus aspectos legais pelo Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes.

Laranjinha de pacu

Locais de Implantação:

Barra do São Lourenço, Corumbá, MS Maria Coelho, Corumbá, MS Pescadores artesanais de Miranda, Miranda, MS Porto Amolar, Corumbá, MS Porto da Manga, Corumbá, MS

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog