Institucional

História

Ecoa – Ecologia e Ação é uma organização não governamental que surgiu em 1989, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, formada por um grupo de pesquisadores que atuam em diversos segmentos profissionais, tais como: biologia, comunicação, arquitetura, ciências sociais, engenharia e educação. O principal objetivo era, e ainda é, estabelecer um espaço para reflexão, formulações, debates, além de desenvolver projetos e políticas públicas para a conservação ambiental e a sustentabilidade tanto no meio rural, quanto no meio urbano.

A organização visa promover ações para preservar o meio ambiente, associa investigação cientifica e ação política no sentido amplo do termo, e envolve comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais. Como ferramentas, promove campanhas e processos de diálogos multissetoriais para criar espaços de reflexão, negociação e decisão frente a questões prioritárias para a conservação ambiental e a sustentabilidade.

Uma das principais características da instituição é o permanente suporte para o surgimento e desenvolvimento de redes, fóruns, articulações e organizações locais no Brasil e em outros países. Também participa de eventos, como workshops para discussão de leis ambientais, em especial sobre o Pantanal.

O Pantanal e a Bacia do rio da Prata, nesta perspectiva, foram identificados como as regiões prioritárias, sendo que nas regiões pantaneiras e – inclusive em áreas do Cerrado – concentram-se as ações de base comunitária, indicando também uma das razões para criação da organização.

Assista ao vídeo institucional da Ecoa

Missão

Promover ações socioambientais para conservação dos ambientes naturais e de suas populações locais, associando investigação científica ao conhecimento tradicional para fomentar políticas públicas de desenvolvimento.

Visão

Construir e implementar novos modelos de sustentabilidade que concilie a qualidade da vida com o desenvolvimento econômico.

Valores

• Democracia
• Respeito à diversidade cultural, biológica e social
• Conhecimento Tradicional
• Ética
• Transparência

O que a Ecoa faz?

Com a sede localizada em Campo Grande, MS, a Ecoa tem atuação local, além das esferas nacional e internacional. No ponto de vista territorial, sua prioridade é a América do Sul e as unidades ambientais onde atua diretamente são: a Bacia do rio da Prata, o Sistema Paraguai-Paraná de Áreas Úmidas, o Cerrado e o Pantanal.

Atualmente, as principais linhas de trabalho da organização estão direcionadas pelas temáticas: comunidades pantaneiras, mudanças climáticas no Pantanal, conservação de polinizadores e agências financiadoras e seus desembolsos nas áreas de infraestrutura e energia.

Todo o trabalho desenvolvido pela Ecoa tem como premissa a associação dos conhecimentos científicos e os conhecimentos tradicionais. O envolvimento das comunidades beneficiadas, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais se tornam primordiais para que o sucesso das ações seja alcançado.

É importante destacar que a Ecoa se transformou ao longo do tempo, mudando seu foco ambientalista para uma atuação mais abrangente, incluindo causas sociais e tornando-se referência frente ao trabalho que desenvolve com as comunidades ribeirinhas do Pantanal e com as redes de parceiros que atuam na bacia hidrográfica rio da Prata e no bioma Cerrado.

A instituição acredita que não é possível falar em meio ambiente, conservação de recursos naturais e biodiversidade sem agregar elementos como educação, saúde, renda e bem-estar.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.