Foi registrado em uma fazenda a 80 quilômetros de Campo Grande, a presença de um cachorro-vinagre que é um animal raro no Brasil. O registro fotográfico foi feito no dia 2 de março, por uma câmera que monitora animais na região da fazenda Três Nascentes, na Serra de Maracaju.
Conforme um dos pesquisadores do projeto “Cachorro-Vinagre”, o animal ainda não havia tido registros comprovados na região. “Registros de ocorrência de cachorros-vinagres são muito importantes para a avaliação do risco de extinção da espécie, pois permitem avaliar onde ela ainda ocorre e quais são os ambientes e habitats adequados para sua conservação”, avalia o doutor em medicina veterinária e membro do Instituto Pró-Carnívoros, Rodrigo Silva Pinto Jorge.
O cachorro-vinagre é um dos canídeos mais raros do Brasil e com pouquíssimos estudos a seu respeito. De acordo com o biólogo Edson Lima, coordenador do projeto, a espécie passa pouco tempo no local de caça após matar a presa. Outro problema é a sarna, transmitidas pelo cachorro doméstico, que também é predador do cachorro-vinagre.
Desde 2000, o Projeto já registrou a presença do animal no leste do estado Mato Grosso. Porém alerta que, diante do desmatamento extenso, a espécie vai desaparecer de toda a região.
No Brasil, o animal pode ser encontrado em florestas de Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal. A espécie é uma das mais raras no país.
Fonte: O Estado Online/MS