China lança plano ambicioso para aumentar fontes renováveis no país

1 min de leitura

eolica-china

O setor energético é um dos principais afetados pelo 13º Plano Quinquenal chinês, que acaba de ser aprovado pelo Congresso Nacional do Povo em Pequim. O principal objetivo traçado no documento é a transição para uma economia de baixo carbono, duplicando sua capacidade de energia eólica, triplicando sua capacidade solar e multiplicando em dez vezes o número de veículos elétricos.

O valor investido per capita em energia limpa na China já atinge o mesmo nível registrado na União Europeia. No último ano, o país aportou em energias limpas duas vezes e meia o que a UE investiu, ao mesmo tempo que também diminui a participação de carvão na matriz energética. O novo plano visa reduzir a produção de carvão em 20% ao longo dos próximos três anos, fechando 4.300 minas de carvão e relocando um milhão de trabalhadores.

O movimento é capitaneado por financiamentos dados preferencialmente para empresas verdes. O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento também será alto nos próximos anos, com o objetivo de se tornar o país que mais investe no assunto até 2019. Com os programas implementados para fortalecer as empresas nacionais, a China visa atender 20% da sua demanda energética através de fontes limpas até 2030.

Fonte: Petronotícias

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.