Símbolo do Pantanal, babaçu é fonte de renda para produtores familiares

1 min de leitura
Babaçu. Foto: Regis Falcão

Um dos símbolos do Pantanal a palmeira babaçu garante o sustento de produtores familiares em Barão de Melgaço, no Mato Grosso que processam os frutos para produção de óleos artesanais, alimentos e bebidas.

A produtora rural Leidiane da Silva, membro da Coordenação das Comunidades Tradicionais do Pantanal, explica que a planta que serve como medidor de preservação ambiental tem sido vítima do desmatamento, “o babaçu leva 10 anos para entrar no seu auge de produção e se ele não tiver um ambiente adequado, uma mata ele não vai produzir”.

Confira a matéria do Jornal da Manhã da TV Record Cuiabá:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.