Diretoria e Conselho

Confira a relação de todos os membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ECOA (2023 – 2025) e conheça um pouco da qualificação de cada um:

Diretoria eleita 

 

Diretora Presidenta – Nathália Eberhardt Ziolkowski

Nathália é socióloga e mestra em História Social. Trabalha na Ecoa desde 2015, atuando nas agendas de Meio Ambiente e Gênero, DICOM (Desenvolvimento Integral de Comunidades) e Infraestrutura e Energia. Coordena a Secretaria Executiva da Rede de Mulheres Produtoras do Pantanal e Cerrado, acompanhando dez grupos organizados de mulheres em dez comunidades tradicionais.

E-mail: nathalia@riosvivos.org.br

 

Diretor Institucional – Alcides Bartolomeu de Faria

Alcides é biólogo, com várias publicações disponíveis no site da Ecoa. Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Nacional de Meio Ambiente e, até junho de 2017, membro do Conselho para a Sociedade Civil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil. Participou da criação de várias redes, dentre elas, a Coalizão Rios Vivos, a Rede Cerrado, a Rede Prata e também da Articulação Infraestrutura e Energia na América do Sul. Na Ecoa, atua diretamente na agenda de Infraestrutura e energia, global e localmente. Na agenda Clima monitora a ocorrência de eventos extremos na América do Sul, inclusive registrando em publicação ocorrências nos últimos anos. É o responsável por acompanha-los mais proximamente na bacia do rio da Prata.

E-mail: alcidesf@riosvivos.org.br

 

Diretor Científico – André Valle Nunes

André Nunes é mestre em Biologia Animal e doutor em Ecologia e Conservação. Seu trabalho científico visa integrar as ciências sociais da conservação e os serviços ecossistêmicos para salvaguardar a biodiversidade, os meios de subsistência e a segurança alimentar dos habitantes das florestas tropicais. Na Ecoa, coordena o Projeto Restauracción, que acontece na Paisagem Modelo Pantanal, onde auxilia para o desenvolvimento do sistema de governança. Também representa a Ecoa na Rede Latinoamericana de Bosques Modelo.

E-mail: andre.nunes@riosvivos.org.br 

 

Diretor de Programas e Projetos – André Luiz Siqueira

André é biólogo e Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua há mais de dez anos nos temas: direito ao uso da terra, desenvolvimento integral de comunidades e conservação da biodiversidade no Pantanal. Já foi Conselheiro Titular do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e, atualmente, coordena, na porção brasileira, o projeto transfronteiriço ECCOS pela Ecoa, que tem apoio da União Europeia.

E-mail: andre@riosvivos.org.br 

 

 

Conselho Deliberativo

Aguinaldo Silva

Aguinaldo é geógrafo e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista – Rio Claro (UNESP). É professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em cursos de graduação e programas de pós-graduação (mestrado). Atualmente, é Diretor do Campus do Pantanal da UFMS, em Corumbá, e membro do corpo editorial das revistas Geográfica Acadêmica e Geopantanal (UFMS/CPAN).

E-mail: aguinald_silva@yahoo.com.br

 

Rosana Sampaio

Rosana (ou Preta) é agricultora e extrativista do Assentamento Andalucia, em Nioaque (MS). É também  presidente do Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Ceppec), que junto com a Ecoa executa ações para fortalecer a cadeia socioprodutiva do Baru, fruto nativo do Cerrado. Integra a Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e do Pantanal, que tem uma agenda extensa de luta pelos direitos da mulher, que vai desde a comunicação com o poder público, até direitos trabalhistas, qualificação, mercado e conservação. 

E-mail: rosanaclaudinadacostasampaio@gmail.com

 

Jean Fernandes dos Santos Júnior

Jean é Jornalista e especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Entre 2005 e 2011, trabalhou em Projetos da Ecoa na região da Estrada Parque Pantanal, em comunidades ribeirinhas como a do Porto da Manga. É fotógrafo ambiental e membro da Frente Nacional de Vereadores Ambientalistas. Atualmente, é Chefe de Gabinete do Vereador Eduardo Romero, que compõe a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande, MS.

E-mail: jeanfernandes04@gmail.com

 

Ieda Maria Bortolotto

Ieda é bióloga e uma das fundadoras da Ecoa. A pesquisadora tem mestrado em Educação, doutorado em Ciências Biológicas e estágio de Pós-doutorado na Universidade de Hamburgo, Alemanha. Além disso, é professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e vice-coordenadora do projeto ‘Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado’, que desde sua concepção, em 2009, foi acolhido pela Ecoa. Tem experiência na área de Etnobotânica, com ênfase nas plantas alimentícias.

E-mail: iedamaria.bortolotto@gmail.com

 

Geraldo Alves Damasceno Junior

Geraldo, além de ser um dos fundadores da Ecoa, é biólogo e PhD pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, em Ecologia de Comunidades Vegetais. É professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem experiência na área de Botânica e atua, principalmente, nos seguintes temas: áreas inundáveis, Pantanal, dispersão, florestas estacionais e florestas ripárias.

E-mail: geraldodamasceno@gmail.com

 

Letícia Couto Garcia

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenadora do Laboratório Ecologia da Intervenção (LEI/UFMS). Ganhadora do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, categoria: “Ciências da Vida” de 2021, promovido pela L Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco. Auxilia na execução de projetos da Ecoa,  no que tange a Ecologia da Restauração e da Intervenção com a interação entre os aspectos biológicos, socioeconômicos, políticos e legais da adequação ambiental. 

E-mail: garcialcbio@yahoo.com.br

 

Álvaro Banducci Junior

Álvaro é sociólogo e PhD em Antropologia pela Universidade de Campinas (Unicamp). É professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMS e o Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil (LAVALMA). Além disso, desenvolve pesquisas sobre turismo, pesca, manifestações festivas e religiosas, sobre fronteiras e também sobre o Pantanal.

E-mail: banducci@uol.com.br

 


Leonida Aires 

Leonida é pescadora e artesã da Comunidade da Barra do São Lourenço. Também faz parte da Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal (CerraPan) e dirige a Associação de Mulheres Artesãs da Comunidade da Barra do São Lourenço (Renascer), que trabalha com o artesanato de aguapé. 

E-mail: leonidaaires@gmail.com

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.