Menu

Diretoria e Conselho

Confira a relação de todos os membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ECOA (2018 – 2021) e conheça um pouco da qualificação de cada um:

Diretoria eleita

 

Diretor Presidente – André Luiz Siqueira

André é biólogo e Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua há mais de dez anos nos temas: direito ao uso da terra, desenvolvimento integral de comunidades e conservação da biodiversidade no Pantanal. Já foi Conselheiro Titular do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e, atualmente, coordena, na porção brasileira, o projeto transfronteiriço ECCOS pela Ecoa, que tem apoio da União Europeia.

E-mail: andre@riosvivos.org.br

Diretor Executivo – Alcides Bartolomeu de Faria

Alcides é biólogo e participou da criação de várias redes, dentre elas, a Coalizão Rios Vivos, a Rede Cerrado, a Rede Prata e também da Articulação Infraestrutura e Energia na América do Sul. Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Nacional de Meio Ambiente e, até junho de 2017, membro do Conselho para a Sociedade Civil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil.

E-mail: alcidesf@riosvivos.org.br

Diretor Científico – Rafael Morais Chiaravalloti

Rafael é biólogo e PhD em Antropologia, Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Colégio de Londres. Também é pesquisador do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e especialista em uso e manejo de recursos naturais e sistemas socioambientais. Rafael é autor dos livros Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global e O Homem que salvou Nova York da Falta de Água e outros 11 mestres da sustentabilidade.

E-mail: rafael@riosvivos.org.br

Conselho Deliberativo

Titulares:

Aguinaldo Silva

Aguinaldo é geógrafo e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista – Rio Claro (UNESP). É professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em cursos de graduação e programas de pós-graduação (mestrado). Atualmente, é Diretor do Campus do Pantanal da UFMS, em Corumbá, e membro do corpo editorial das revistas Geográfica Acadêmica e Geopantanal (UFMS/CPAN).

E-mail: aguinald_silva@yahoo.com.br

Jean Fernandes dos Santos Júnior

Jean é Jornalista e especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Entre 2005 e 2011, trabalhou em Projetos da Ecoa na região da Estrada Parque Pantanal, em comunidades ribeirinhas como a do Porto da Manga. É fotógrafo ambiental e membro da Frente Nacional de Vereadores Ambientalistas. Atualmente, é Chefe de Gabinete do Vereador Eduardo Romero, que compõe a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande, MS.

E-mail: jeanfernandes04@gmail.com

Geraldo Alves Damasceno Junior

Geraldo, além de ser um dos fundadores da Ecoa, é biólogo e PhD pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, em Ecologia de Comunidades Vegetais. É professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem experiência na área de Botânica e atua, principalmente, nos seguintes temas: áreas inundáveis, Pantanal, dispersão, florestas estacionais e florestas ripárias.

E-mail: geraldodamasceno@gmail.com

Juliano Thomé de Faria

Juliano é arquiteto e urbanista e coordena o Projeto das Casas Adaptadas para eventos climáticos extremos, pela Ecoa. É Mestre em Arquitetura pela École Nationale Supérieure d’Architecture de Saint-Etienne e possui Pós-Graduação em estudos urbanos pela École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris La Villette. Atualmente, é vinculado ao laboratório Mosaïques, de Paris.

E-mail: juliano.thome@gmail.com

Álvaro Banducci Junior

Álvaro é sociólogo e PhD em Antropologia pela Universidade de Campinas (Unicamp). É professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMS e o Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil (LAVALMA). Além disso, desenvolve pesquisas sobre turismo, pesca, manifestações festivas e religiosas, sobre fronteiras e também sobre o Pantanal.

E-mail: banducci@uol.com.br

Suplentes:


Patricia Honorato Zerlloti 

Patrícia é Jornalista e Pedagoga, além de especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É membro-fundadora da Rede Aguapé de educação Ambiental e, na Ecoa, coordenou projetos de Comunicação, Educação, por 10 anos, e foi Secretária Executiva (2004-2009) e Diretora Institucional (2009-2012). Atualmente, atua com pesquisas na área de educomunicação, formação de professores para diversidade cultural, jornalismo ambiental, redes de movimentos sociais e desenvolvimento regional.

E-mail: patriciazerlotti@gmail.com

Cássio Thomé de Faria

Cássio é PhD em Engenharia Mecânica pela Virginia Polytech Institute and State University – Virginia Tech, possui experiência em dinâmica, controle e aplicação de materiais inteligentes. Coordenou o Projeto Transtec-Pantanal, pela Ecoa, em 2014 e, atualmente, trabalha com projetos de engenharia de alta performance.

E-mail: cassio@vt.edu

Aparecido Carlos dos Santos Milan

Aparecido é pescador profissional e Presidente da Colônia dos Pescadores Profissionais e Artesanais de Anastácio, MS, (Z-18).

E-mail: astacioapa@gmail.com