Em Assembleia realizada ontem (01/06), membros e membras da Ecoa elegeram Nathália Eberhardt Ziolkowski como a nova presidenta da organização. Nathália é socióloga, mestra em História Social e possui longo histórico de atuação em temáticas como relações sociais de gênero, justiça ambiental, defesa e garantia dos Direitos Humanos.
A pesquisadora trabalha na Ecoa desde 2015 e atua nas agendas de Gênero e Meio Ambiente, DICOM (Desenvolvimento Integral de Comunidades) e Infraestrutura e Energia.
Leia também: Mulheres à frente no Cerrado e Pantanal – Artigo de Nathália Ziolkowski
Além disso, coordena a Secretaria Executiva da Rede de Mulheres Produtoras do Pantanal e Cerrado, a CerraPan, acompanhando grupos de mulheres em dez comunidades tradicionais. A CerraPan existe desde 2015 e tem o objetivo de fortalecer a união de mulheres que trabalham com a produção sustentável.
“Assumindo esse cargo, espero contribuir para intensificar a agenda de gênero e meio ambiente aqui, além de fortalecer a desenvolvimento das importantes agendas que a organização toca”, explica Nathália.
Na Assembleia, também foram escolhidos os demais membros que passam a compor a diretoria. André Siqueira assume a posição de Diretor Geral de Projetos, André Valle Nunes é o novo Diretor Científico e Alcides Faria passa a estar no cargo de Diretor Institucional.
Também foram eleitos os novos representantes do Conselho Deliberativo da organização, com importantes figuras que acompanham e colaboram diretamente para os trabalhos desenvolvidos pela Ecoa, representando as comunidades tradicionais, os fundadores da Ecoa e pesquisadores.
Aguinaldo Silva, Rosana Claudina Sampaio, Álvaro Banducci Junior, Rafael Morais Chiaravalloti, Ieda Maria Bortolotto, Jean Fernandes dos Santos Junior, Geraldo Alves Damasceno Junior, Leonida Aires de Souza e Letícia Couto Garcia são os nomes que compõem o Conselho da Ecoa.