/

Notícias do Clima

22 minutos de leitura

Via ClimaInfo

 

O Distrito Federal é abastecido por cinco reservatórios de água. O principal deles, o Descoberto, abastece dois terços da população da região metropolitana. Ontem, depois do nível ter baixado para menos de 19%, a CAESB anunciou vai implantar o racionamento a partir da próxima segunda-feira. O esquema será de um dia sem água, dois dias para normalização do abastecimento e três dias de com água.
Em tempo: os palácios do Planalto e da Alvorada, assim como o Congresso e a Esplanada dos Ministérios são abastecidos por outro sistema, o Santa Maria, e não terão suas águas racionadas. Pelo menos, por enquanto.
Em tempo 2: Para os paulistanos que passaram pelo racionamento “de fato” de Alkmin, a novidade está em declarar que “normalizar” o sistema após um dia de corte não é o mesmo que um dia normal de abastecimento. Foi usando esta não-tão-sutil diferença, que o governador paulista tentou enganar todo mundo dizendo que não tinha racionamento.
http://g1.globo.com/…/seca-leva-df-sofrer-primeiro-racionam…
http://www.correiobraziliense.com.br/…/com-principal-reserv…
http://congressoemfoco.uol.com.br/…/racionamento-de-agua-n…/

EM SÃO PAULO OS MOSQUITOS CRESCEM EM QUANTIDADE E TAMANHO
Quem conhece um pouco da história de São Paulo, sabe do tamanho da área que as várzeas do Tietê, Pinheiros e Tamanduateí ocupavam até a virada do século 20. Não por acaso, o futebol de várzea era uma das principais diversões nos finais de semana e os campos apareciam nas áreas menos valorizadas: exatamente as que mais inundavam: as várzeas. A várzea formou muitos jogadores antes da chegada dos shoppings, marginais e escolinhas de futebol. Os rios e córregos continuam a fluir, muitas vezes embaixo das grandes avenidas da capital. O que sumiu, foram seus predadores. Assim, e com as temperaturas aumentando, a cada ano o paulistano que mora nas partes mais baixas da cidade é atacado por mais mosquitos. O uso continuado de repelentes, espirais e outros inseticidas está selecionando os mais adaptados, e eles estão crescendo em número e tamanho.
Interessante que, perto da casa de um dos colaboradores destas notas, um grupo recuperou a nascente de um córrego e, nela, foram introduzidos sapos, peixes e até camarões e caranguejos. Resultado: menos larvas de pernilongos, menos transtorno para os moradores do entorno.
https://noticias.uol.com.br/…/pernilongo-gigante-que-so-mor…
http://sustentabilidade.estadao.com.br/…/na-pompeia-sapos-…/

CRISE HÍDRICA DO NORDESTE FAZ TERMELÉTRICAS APELAREM AOS TRIBUNAIS
As empresas EdP e Eneva foram nesta segunda feira (9/01) à Justiça contra cobrança de uma taxa emergencial criada para combater a seca. Donas das duas maiores usinas termelétricas a carvão do país instaladas no porto de Pecém, que são capazes de abastecer até 60% do consumo de energia do Ceará e que consomem alto volume de água, as empresas questionam a taxa extra que elevou o custo da água em 700%. As empresas já tiveram sua queixa rejeitada administrativamente pela Aneel. O relator do processo na agência, concluiu que “se, por um lado, o gerador não é responsável pela condição hidrológica na qual tem de operar, muito menos responsabilidade tem o consumidor que contratou a entrega de energia”.
http://economia.estadao.com.br/…/geral,edp-e-eneva-vao-a-ju…

FINANCIAMENTO DEVE ACELERAR CRESCIMENTO DA ENERGIA SOLAR
As mudanças nas políticas operacionais do BNDES, anunciadas na última semana, darão impulso extra ao setor de micro e mini geração de energia solar fotovoltaica no país, que deve fechar 2016 com um total de 7 mil sistemas instalados, um crescimento de 300% sobre o ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A expectativa para este ano é de continuidade do crescimento da inserção da fonte na matriz elétrica brasileira.
A ampliação da participação máxima do banco em taxa de juros de longo prazo (TJLP), de 70% para 80% do valor total do investimento e, principalmente a duplicação, para dez anos, do prazo de amortização da linha Finame (voltada para compra de máquinas e equipamentos), vão viabilizar financeiramente a instalação de projetos solares fotovoltaicos dentro do orçamento de energia elétrica das empresas consumidoras. “Isso faz com que o financiamento se encaixe dentro dos custos atuais que as empresas têm com energia elétrica”, disse o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia. Com a própria economia obtida na conta de luz (ao implantar um sistema de geração solar), será possível pagar o financiamento.
O setor de energia solar é um dos principais beneficiados pela nova diretriz do BNDES. Segundo a presidente do banco, Maria Silvia Bastos Marques, a instituição vai priorizar financiamentos para projetos com impactos ambientais positivos e apoiará empresas de pequeno e médio porte.
http://www.valor.com.br/…/financiamento-deve-acelerar-alta-…

NORDESTE QUER LEILÕES DE USINAS EÓLICAS E SOLARES
Com a recessão, o consumo de energia elétrica caiu no país todo. No final de 2016, o governo cancelou um leilão de energia renovável porque achou que não ia precisar da energia. Só que no Nordeste, a demanda caiu menos do que no resto do país. O aumento do poder aquisitivo permitiu que mais famílias instalassem aparelhos de ar condicionado e, mesmo com o cinto mais apertado, continuassem puxando a demanda para cima – ou, menos para baixo. Soma-se a isso, a grave seca que assola a região e que esvaziou os principais reservatórios de geração elétrica do Rio São Francisco. Com estes argumentos, os governadores foram ao Ministro de Minas e Energia pedir a realização de um leilão de compra de energia renovável, porque vento e sol continuam firmes e fortes e qualquer elétron a mais ajuda. O ministro, pernambucano, prometeu estudar o problema.
Mas, ao mesmo tempo, o governo estuda a possibilidade de descontratar usinas já leiloadas, o que aliviaria a pressão sobre os geradores para que as tais usinas, talvez desnecessárias no momento, sejam construídas. E aliviaria, também, o caixa das distribuidoras que não precisariam pagar por uma energia que não vão usar. Se isto for mesmo feito, será que a conta de luz aumentará menos? Ou, sonhando, diminuirá?
http://www1.folha.uol.com.br/…/1849254-nordeste-pressiona-b…

GOVERNO PRETENDE ARRECADAR ATÉ R$ 4,5 BILHÕES COM LEILÕES DE ÁREAS DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM 2017
O segundo leilão de áreas do pré-sal sob o regime de partilha deve ser antecipado para o primeiro semestre. O MME pretende publicar no Diário Oficial da União ainda em janeiro um despacho com as áreas que serão incluídas nos três leilões de petróleo deste ano. A partir da publicação, a Petrobras terá um prazo de 30 dias para exercer a preferência para ser operadora das quatro áreas unitizáveis do pré-sal que serão licitadas nas bacias de Santos e Campos. E em maio deverá ser realizado um leilão de campos marginais terrestres. E também deve ser realizado um leilão de áreas do pós-sal.
http://www.valor.com.br/…/uniao-podera-arrecadar-ate-r-45-b…

PORQUE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL (E OUTROS) DEVE SER PÚBLICO
A publicação de dados do CAR pelo governo virou um dos principais pontos de batalha entre ruralistas, o ministro Sarney Filho e organizações da sociedade civil. O Código Florestal diz claramente que as informações do CAR são públicas. A briga, no momento, é sobre quais informações são publicas e quais não são. Os “agro-pops” dizem que as Instruções Normativas que regulamentam o CAR proíbem a divulgação de toda e qualquer informação. A leitura deles é a de que o georreferenciamento da propriedade junto com um google earth da vida permite ver o que e o quanto está sendo plantado e um bom analista talvez identifique aspectos técnicos. Logo, os dados de georreferenciamento, assim como todos os dados que identifiquem o proprietário, estão protegidos pela lei.
Vale lembrar que os dados de produção não constam do CAR. Está nos google earths da vida e pode ser estudado independente da existência ou não do CAR. Nem os agro-pops sonham em tirar o google earth do ar.
O que o CAR traz de importante é, de fato, o georreferenciamento dos limites da propriedade.
Um artigo da Época retoma o conceito da função socioambiental da propriedade como fundamento para que as informações do CAR sejam usadas pela sociedade para, de fato, controlar os usos e abusos que proprietários possam estar causando. E ressalta, mais uma vez, que o CAR serve para o proprietário que esteja em conformidade com a lei, possa usufruir dos subsídios e outras benesses que a sociedade lhe oferece.
http://epoca.globo.com/…/por-que-dados-ambientais-como-o-ca…
http://www.codigoflorestal.com/…/nota-explicativa-divulgaca…

MINISTÉRIO DAS CIDADES LANÇA INDICADORES DE EFETIVIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA
Desde 2012, o Brasil tem uma Politica Nacional de Mobilidade Urbana. Um dos pontos chave é como medir o problema e, também, a qualidade e a efetividade dos programas, projetos e ações. O Ministério das Cidades acaba de soltar um relatório com o conjunto de indicadores, resultado de um grupo de trabalho formado por gente do ministério e de entidades da sociedade civil organizada. Nas palavras de um dos autores, “o documento classifica os indicadores por Eixo Temático e prazo de consolidação e apuração (curto, médio e longo prazo). A publicação contém também a análise preliminar dos resultados dos indicadores de curto prazo apurados”.
http://www.cidades.gov.br/…/relatorio-indicadores-efetivida…
http://itdpbrasil.org.br/ministerio-lanca-indicadores-de-e…/

FLAGRANTE AMBIENTAL COM HORA MARCADA
Aviso ao crime: faça o favor de só cometer crimes previamente agendados com a polícia. Se não, ela não vai mais dar o flagrante. Foi isto que a Câmara do Distrito Federal aprovou no fim do ano passado numa lei que trata a criação doméstica de pássaros. O flagrante de tráfico e cativeiro ilegal de pássaros só pode ocorrer se a fiscalização agendar a visita.
Em tempo: um dos penduricalhos do projeto de revisão da legislação do licenciamento que o governo, a bancada ruralista e outros tentam passar no Congresso, prevê exatamente o mesmo. Em escala federal.
http://sustentabilidade.estadao.com.br/…/flagrante-ambient…/
http://g1.globo.com/…/lei-no-df-preve-hora-marcada-para-fis…
http://legislacao.cl.df.gov.br/…/consultaTextoLeiParaNormaJ…

DIESELGATE: DEPOIS DA VW, A VEZ DA FIAT-CHRYSLER
Pelo jeito, o crime não foi solitário. Depois da VW ter sido apanhada com softwares instalados nos veículos a diesel que fraudavam os esquemas oficiais de medição – acusando menos emissões do que nas condições normais de uso -, agora é vez da Fiat-Chrysler. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) descobriu que mais de 100.000 veículos a diesel fabricados pela empresa rodavam nos EUA com um software que também fraudava as medições de poluição.
As ações da empresa na Bolsa de Milão caíram 18% e foram suspensas das transações em Wall Street.
A VW já foi condenada a pagar, entre multas, ressarcimentos e acordos, um total que deve chegar a US$ 20 bilhões. Um de seus executivos já está na cadeia, esperando por mais alguns colegas… das duas empresas.
http://publico.uol.com.br/…/um-novo-dieselgate-a-fiat-chrys…
https://www.nytimes.com/…/volkswagen-diesel-vw-settlement-c…

O MUNDO INVESTIU MENOS EM RENOVÁVEIS EM 2016
A Bloomberg New Energy Finance anunciou que os investimentos em fontes renováveis ao longo de 2016 caíram na comparação com 2015. E isto é uma boa notícia, porque reflete a queda continuada dos preços da geração eólica e, principalmente, fotovoltaica. E também reflete um ajuste que a China fez quando percebeu que tinha uma sobrecapacidade (energia sobrando).
https://about.bnef.com/…/record-30bn-year-offshore-wind-ov…/
http://www.climatechangenews.com/…/global-clean-energy-inv…/

MAS ESTÁ SE DESPEDINDO DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
A Autoridade Federal da Rede alemã, que controla os sistemas de transmissão de eletricidade no país, recebeu dezesseis pedidos de descomissionamento de plantas de geração a carvão, refletindo que os renováveis já são mais competitivos do que a sujeira do carvão. Alerta, no entanto, que terá que manter algumas usinas em standby por conta da intermitência da geração movida a vento e Sol.
Um pouco mais ao norte, o fundo soberano da Noruega, o maior fundo do mundo e que foi criado a partir dos lucros da exploração de óleo e gás no Mar do Norte, deve começar a se desfazer de ações de empresas que emitam grandes quantidades de gases de efeito estufa, direta e indiretamente. A decisão veio do parlamento norueguês no ano passado e o fundo vai ser fiscalizado por ONGs locais. O impacto pode ser interessante, posto que o fundo tem ações de 9.000 empresas em quase 100 países.
https://global.handelsblatt.com/c…/a-farewell-to-coal-674918
http://www.reuters.com/…/us-norway-swf-climatechange-idUSKB…

“NÃO ACREDITEM EM LIBERAIS BONITINHOS”
O aviso é da Jane Fonda e se refere ao Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau. Ele brilhou em Paris em 2015 e, em Marrakesh, anunciou um preço mínimo para as emissões de carbono no país, se tornando assim um pop-star no mundo do combate às mudanças do clima. Mas com a outra mão, autorizava a construção de óleo e gasodutos para escoar a produção do Ártico canadense e de novos campos de fracking. Trudeau está lidando com outro escândalo pessoal no momento. Aparentemente aceitou uma carona de helicóptero e um feriado num resort de um fundo que recebe ajuda do governo canadense.
https://www.theguardian.com/…/jane-fonda-justin-trudeau-env…
https://www.theguardian.com/…/justin-trudeau-under-fire-aga…

DICA PARA O FIM DE SEMANA: AS FLORESTAS CANADENSES
O Jornal da Globo exibiu uma série de quatro longas matérias sobre as florestas do Canadá. O material aborda questões como a exploração sustentável das florestas boreais, a inclusão das populações tradicionais na atividade, a exploração do petróleo das areias betuminosas que formam parte do solo das florestas e as influências das mudanças climáticas nos incêndios florestais.
Como o padrão é o da Globo, as matérias são lindas, mas não apresentam muito das contradições envolvidas nos processos. A matéria sobre mudanças climáticas e incêndios florestais é bem boa.
Estes são os links:
http://g1.globo.com/…/florestas-do-canada-tem-desmatamento-…
http://g1.globo.com/…/indios-participam-do-processo-economi…
http://g1.globo.com/…/empresas-petroleiras-sao-obrigadas-re…
http://g1.globo.com/…/mudancas-climaticas-influenciaram-que…

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog