Nova hidrelétrica vai inundar 23 fazendas de criação de gado em MS

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 13/08/09

A área do reservatório da unisa hidrelétrica São Domingos, no Rio Verde, localizada entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, será de 1.860 ha, inundando 23 fazendas de criação de gado. Os proprietarios de nove fazendas já receberam a indenização.

A Usina Hidrelétrica São Domingos (UHSD) terá uma potência instalada de 48 MW e energia assegurada de 36,9 MW médios. Com esta potência será capaz de gerar anualmente 323,25 GWh, e segundo cálculos da empresa, a energia assegurada de 36,9 MW, é capaz de alimentar uma cidade de até 210 mil domicílios ou, atender em média, 700 mil pessoas.

Os investimentos previstos são da ordem de R$ 290 milhões, com prazo de 27 meses para ser concluído, sendo mais um empreendimento da Eletrosul, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, devendo entrar em operação em 2012, já com 100% de geração, comercializada.

Os 70 quilômetros que ligam Água Clara à hidrelétrica, a MS 324, vão receber recuperação do Governo do Estado. De acordo com o diretor engenheiro da Eletrosul, Ronaldo Custório, será construído no município de Água Clara um canteiro de obras, porém, não com barracões, mas com casas, que ficarão para os trabalhadores.

O governador de MS, André Puccinelli, prevê que em 2019 Mato Grosso do Sul será capaz de se tornar autossuficiente na geração de energia graças às hidrelétricas e ao setor sucroenergético. “Além disso, teremos dois linhões de transmissão para entrarmos na rede nacional de energia, o que contribuirá na redução de tarifa”, analisou, ressaltando que assim será possível que o Governo do Estado também possa lucrar com o funcionamento da usina hidrelétrica.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog