ONGs pedem suspensão de hidrelétrica do rio Madeira

3 minutos de leitura
Santo Ant™nio Energia/JULHO/2010 - Vista aŽrea - Rio Madeira - jusante de Porto Velho

Texto originalmente publicado em: 02/07/09

Foram ajuizadas no dia 01 de julho duas ações pedindo a suspensão das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, ambas no rio Madeira. Os autores são as ONGs Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, de Rondônia, e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.

Os réus na ação são a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Águas (Ana), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e os consórcios responsáveis pelas obras de Santo Antonio e Jirau, a Santo Antônio Energia S.A. (Saesa) e Energia Sustentável do Brasil (Enersus).

As autoras das ações pedem a declaração de nulidade das licenças de instalação concedidas pelo Ibama entre 2008 e 2009, por considerar que a concessão das alicenças contrariou repetidamente os pareceres técnicos do Ibama.

No caso da ação que busca a anulação da Licença de Instalação de Santo Antônio, uma das principais irregularidades apontadas é a autorização pelo Ibama da instalação da usina, antes de a Funai ter informações suficientes sobre a localização geográfica de índios isolados que vivem na área de impacto do empreendimento.

Também foi destacada a falta de autorização do Congresso Nacional para o aproveitamento de recursos hídricos em terras indígenas, conforme exigido pela Constituição Federal.

Além disso, a ação revela outras deficiências graves nos programas de mitigação e compensação de impactos da usina de Santo Antônio, relacionadas a populações indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares e à população urbana de Porto Velho.

Já na ação movida contra a Licença de Instalação de Jirau, a principal irregularidade é a persistência de incertezas sobre a área do reservatório da usina, o que deveria ter sido resolvida na fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

O problema envolve a falta de análise efetiva dos riscos de assoreamento dos reservatórios no Rio Madeira.

Os graves riscos das barragens do Madeira, especialmente no caso da hidrelétrica do Jirau, sobre o território boliviano já se tornaram objeto de crise diplomática entre os dois países. Uma série de perguntas levantadas por autoridades e organizações civis da Bolivia sobre impactos dos empreendimentos em seu país continua sem respostas do Governo Brasileiro.

(Foto de capa via achabrasilia)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog