///////

Pantanal: Retratos de uma comunidade isolada

2 minutos de leitura
1
Faça o download da publicação em https://ecoa.org.br/pantanal-retratos-de-uma-comunidade-isolada/

pantanal-retratos-de-uma-comunidade-isoladaQuarta-feira, 12 de setembro de 2012 – começa uma viagem de dois jovens acadêmicos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul – é o início da nossa aventura. Sabíamos que apesar das diferenças culturais e de personalidades, um único objetivo foi o suficiente para nos motivar a seguir rumo a um paraíso quase desconhecido.

Realizamos trabalhos voluntários com crianças em algumas comunidades pantaneiras em 2010, e fomos envolvidos pela vontade de compreendermos mais profundamente a cultura dos ribeirinhos. Decidimos então, percorrer o caminho de aproximadamente 450 quilômetros de onde moramos, até a comunidade pantaneira do Porto da Manga, localizada as margens do rio Paraguai, mais especificamente no coração do Pantanal. Um lugar incomum para pessoas como nós, acostumadas com os grandes centros urbanos. Sozinhos e com pouco dinheiro, decidimos nos arriscar, pois o anseio em conhecer a planície e o povo pantaneiro era maior que tudo naquele momento.

Partimos de ônibus do terminal rodoviário de Campo Grande, Senador Antônio Mendes Canale, além de nossas bagagens carregamos conosco nossos anseios e conflitos. Sem noção dos problemas e obstáculos que enfrentaríamos, nos aventuramos e seguimos em diante. Tínhamos a plena certeza, baseados em nossas experiências anteriores, que conquistaríamos um enriquecimento pessoal surpreendente, a começar pelo choque cultural.

Faça o download completo da publicação: PANTANAL_RETRATOS DE UMA COMUNIDADE ISOLADA

1 Comment

  1. […] da Silva, narram sua aventura e descobertas de “um paraíso quase desconhecido” em “Pantanal: Retratos de uma comunidade isolada”. O livro traz relatos sensíveis e imagens que mostram um pouco sobre os modos de vida dos […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog