RPPN Buraco das Araras

5 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 18/04/07

(foto de Bergson Romero Sampaio)

Uma das regiões conhecidas por sua beleza cênica e diversidade biológica, a Serra da Bodoquena, pode contar com mais uma área destinada à conservação em terras privadas. No dia 12 de abril, foi decretada, pelo IBAMA, a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Buraco das Araras. Com 29 hectares, ela está localizada na Fazenda Alegria, no município de Jardim/MS.

A área abriga um dos atrativos mais conhecidos da região, o “Buraco das Araras”. Com 100 metros de profundidade e um lago ao fundo, ele é utilizado como local de reprodução de aves, especialmente, a arara-vermelha (Ara clorotera), espécie que está entre as mais visadas pelo tráfico de animais silvestres. A reserva é representativa do bioma Cerrado, com vegetação formada por espécies como o angico preto, sucupira preta, pequi, murici, bocaiúva, pau terra, vinhático, guavira, caju anão, marolo (araticum do cerrado), barbatimão e a mangaba.

Rooswelt Sampaio, guia de turismo regional, explica que a principal atividade econômica da propriedade é o ecoturismo, com visitação desde 1995. “As visitas possuem um sistema de acompanhamento de guias ou monitores credenciados, recebendo turistas diariamente”, explica Sampaio, observando que o uso turístico é organizado de forma a causar o mínimo impacto, com a aplicação de medidas de manejo que não prejudiquem a conservação ambiental. A infra-estrutura turística conta com receptivo, banheiros, lojas de artesanato, área de descanso, estacionamento e trilhas para visitação turística.

Com a criação desta reserva, o Estado conta com 34 RPPNs reconhecidas, somando 118 mil hectares de unidades de conservação em terras privadas que asseguram a proteção de amostras da Mata Atlântica, do Cerrado e Pantanal. O reconhecimento da nova área foi impulsionado com recursos e assessoramento técnico obtidos pelo 1º Edital do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal, lançado no ano de 2005. Desenvolvido em parceria pela Conservação Internacional (CI-Brasil) e Associação de Proprietários de Reservas Privadas (REPAMS), o programa visa a auxiliar proprietários rurais da Bacia do Alto Paraguai na criação e implementação de reservas particulares em suas propriedades.

“As reservas privadas têm um papel muito importante na formação de conexões entre os remanescentes de vegetação que ainda existem na região, especialmente nessa localidade, entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena”,  explica o gerente do Programa Pantanal, Sandro Menezes Silva. A RPPN recém reconhecida, por exemplo, contribui com a zona de amortecimento do Parque e propicia a ligação com a RPPN Cabeceira do Prata. “Elas se tornam exemplos para que outros proprietários que tenham atrativos em suas terras estimulem-se a criar uma reserva”, avalia.

Das áreas contempladas no 1º Edital (2005), cinco RPPNs estão em processo de reconhecimento e dez finalizaram seus projetos de implementação. Com as propostas aprovadas pelo 2º Edital (2006), o Pantanal ganhará mais oito áreas protegidas em propriedades privadas no estado de MS, e quatro reservas já existentes receberam auxílio para estruturar suas atividades. A RPPN Buraco das Araras é uma das áreas contempladas com a Proposta de Elaboração de Plano de Manejo com objetivo de garantir a conservação ambiental por meio do levantamento detalhado de suas características bióticas e físicas e do zoneamento ambiental para o uso turístico sustentável.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog