///

Vanessa Spacki e o Pantanal de um outro ângulo: a Usina Assucareira Santo Antônio – de Paris para Miranda

2 minutos de leitura

 

Vanessa tem alguns milhares de quilômetros de rios e estradas do Pantanal – não perde uma oportunidade de viajar para as planuras e encontrar suas amigas e amigos nas comunidades e escolas. Se necessário, não vacila – vai até mesmo como motorista. Em idas recentes soube da antiga Usina Assucareira [grafada assim mesmo] Santo Antônio, em Miranda, MS. Encontrou, na verdade, um patrimônio histórico abandonado no meio do mato e dele trouxe trouxe muitas imagens.

 

Usina4

 

 

Usina

 

Um dos registros mais interessantes é o de um equipamento produzido em Paris no século 19, pela Société Anonyme des Anciens Établissements Cail

 

Usina7

 

Essa “Societé” foi criada em 1883 em substituição a outra que havia sido liquidada. Sua produção de máquinas acontecia às margens do rio Sena, na comunidade de Grenelle, a qual se tornou parte de Paris, juntamente com 3 outras comunidades, a partir de 1860.

Os equipamentos parisienses certamente foram feitos diretamente para a Usina, pois esta foi inaugurada em 1.900, portanto pouco depois da constituição da Société Anonyme des Anciens Établissements Cail.

 

Miranda, localizada às margens da BR-262, a 200 kms de Campo Grande, a capital de MS. Onde hoje é a cidade foi lançado, em julho de 1.778, o Presídio Nossa Senhora do Carmo do Mondego. Certamente foram seus solos de boa qualidade que atraiu a usina açucareira para a região, história que ainda precisa ser contada.

Por que não se pensar na recuperação da Usina, inclusive como um atrativo para visitantes do Pantanal?

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog