///////

Comunidade ribeirinha Barra de São Lourenço: Um estudo heurístico sobre desenvolvimento local como projeto endógeno e comunitário

1 min de leitura
1

O presente trabalho nasce da inquietação acerca das singularidades que tecem a vivência do território como constituição de um local. Está contextualizado a partir do projeto de pesquisa sobre Comunidades e Desenvolvimento Local.

Seu objetivo é explorar aspectos do vivido territorial da comunidade da Barra do São Lourenço, no Pantanal sul-mato-grossense, mais especificamente na “região” da Serra do Amolar. Está dividido em quatro grandes partes. Em um primeiro momento explicitam-se as questões metodológicas que inspiraram a construção dos dados ao longo do encontro com as pessoas que participaram da pesquisa – etnográfica e heurística.

Em segundo lugar, o território que foi palco do trabalho, seguido pela terceira parte onde os dados que pareceram mais relevantes são trazidos ao leitor de forma descritiva, tentando aproveitar a singularidade dos eventos e narrativas como foram acontecendo. Em um quarto momento do trabalho, tecem-se breves considerações teóricas para entender traços da negociação de uma comunidade com o seu território.

Acesse aqui o documento.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

1 Comment

  1. […] da vivência territorial, de uma comunidade pantaneira, são o objeto de estudo da pesquisa “Comunidade ribeirinha Barra de São Lourenço: Um estudo heurístico sobre desenvolvimento lo…, de Silvia Zanatta, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 12 – A pesquisa de mestrado […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog