/

Curso gratuito sobre água está com 1500 vagas abertas para educadores

4 minutos de leitura

Até 31 de janeiro estarão abertas as inscrições para a capacitação Água em Curso – Multiplicadores, focada em educadores para que eles possam aprender metodologias de ensino e formas de ensinar o tema “água” em sala de aula. Os interessados devem se inscrever em: www.aguaegestao.com.br. O curso é oferecido pelo projeto Água: Conhecimento para Gestão – convênio entre Agência Nacional de Águas (ANA) e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) com apoio da Itaipu Binacional.

Com 1500 vagas e carga de 40 horas, o curso é gratuito e acontecerá na modalidade de educação a distância (EaD). O público-alvo desta capacitação é formado por professores de ensino fundamental e médio, multiplicadores atuantes em organizações civis e empresas usuárias de água, além de jovens envolvidos com a temática da água. Ao término do curso, os alunos que concluírem as atividades receberão certificado. Para o restante do ano, estão previstas mais 4500 vagas para a capacitação.

Segundo a coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Taciana Leme, o tema “água” deve permear todos os níveis de ensino para se criar uma nova cultura do brasileiro com relação ao recurso. “A educação para uma nova cultura da água deve permear todas as instâncias de formação de pessoas, passando pela educação básica, nível técnico, superior e pós-graduação, bem como em instâncias não formais de ensino”, afirma.

O Água em Curso – Multiplicadores também é um importante instrumento na parceria que a ANA assinou com a Prefeitura de São Paulo, com o objetivo de desenvolver de ações educativas em recursos hídricos no âmbito do Sistema Municipal de Educação da Cidade de São Paulo.

Projeto Água: Conhecimento para Gestão

O projeto Água: Conhecimento para Gestão é resultado de um convênio entre a ANA e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o qual conta com apoio da Itaipu Binacional. A iniciativa busca desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. Em 2016, o Projeto oferecerá 15 mil vagas em cursos totalmente a distância, semipresenciais e autoinstrucionais. Saiba mais em: www.aguaegestao.com.br.

Outras iniciativas na área educacional

Além do Água em Curso – Multiplicadores, em 2015 a ANA lançou em 2015, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um edital para seleção de projetos com objetivo de produzir material com tema água. A ação busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica, ensino fundamental II e ensino médio. Foram selecionados 41 projetos, que desenvolverão materiais ao longo de 2016.

Além disso, a ANA, por meio da CAPES, está apoiando a criação de um novo mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais, destinado a educadores. A expectativa é que nesse curso seja dada ênfase ao tema da água. Este curso será coordenado pela unidade de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP São Carlos).

Texto: Raylton Alves – ASCOM/ANA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog