///

G1 – ‘Brasil em chamas’: 57% do Pantanal foi queimado ao menos uma vez entre 1985 e 2020, aponta pesquisa

3 minutos de leitura

Por José Câmara, G1 MS.

 

Entre janeiro de 1985 e dezembro de 2020, nenhum bioma brasileiro foi tão atingido pelo fogo como Pantanal, com 57% da área total queimada, segundo os dados do MapBiomas, iniciativa do Observatório do Clima, divulgados neste domingo (15). Com a pesquisa, que teve apoio do WWF-Brasil, os especialistas buscaram entender o impacto do fogo sobre o território nacional e foram categóricos ao dizer que o “Brasil está em chamas”.

Os dados apontam que 60% dos territórios dos biomas investigados (Pantanal, Amazônia e Cerrado) queimaram mais de uma vez, e em relação ao Pantanal, o número saltou para 67%, nesses 36 anos analisados pela iniciativa.

Para chegar aos números que demonstram o rastro do fogo no Brasil, a Coordenadora do MapBiomas Fogo, Ane Alencar, explica que mais de 150 mil imagens foram geradas por três satélites para entender as localidades que foram afetadas pelas chamas.

“Com a ajuda de inteligência artificial, foi analisada a área queimada em cada pixel de 30 m X 30 m dos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro ao longo dos 36 anos entre 1985 e 2020, independente do uso e cobertura da terra. Ao todo, foram 108 terabytes de imagens processadas revelando áreas, anos e meses de maior e menor incidência do fogo”, detalha.

Entre os 57% da área total do Pantanal queimada, Ane explica que a partir das análises foi possível olhar pontos prejudicados mais de uma vez. “Tiveram áreas que queimaram muitas vezes, inclusive que queimou 15 e 16 vezes, uma área pequena”, pontua a pesquisadora.

  • 20% do bioma queimou duas vezes;
  • 13% queimou três vezes;
  • 9% queimou quatro vezes.

Há cada ano investigado, um mapa foi criado e com a sobreposição dos materiais a recorrência do fogo se tornou evidente aos mais de 15 especialistas que trabalhavam no campo. A especialista do MapBiomas explicou que a reincidência do fogo no Pantanal é comum e faz parte do bioma, mas a queima em grande quantidade é alarmante.

“No caso do Pantanal, o fogo faz parte do bioma de forma natural. Várias coisas impactam na área queimada. Entretanto, o que temos visto é que áreas muito grandes estão sendo queimadas, tem uma recorrência maior de fogo e o fogo está acontecendo em um período de extrema seca. Isso impacta muito na quantidade e qualidade deste fogo e dificulta a capacidade de regeneração do bioma. Acaba favorecendo espécies que são muito adaptadas ao fogo”, detalha Ane.

Ane comenta que o fogo vem sendo utilizado de forma errada para “regular a paisagem do Pantanal e os impactos para a fauna, flora e serviços ecossistêmicos são evidentes”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog