///

Mapa inédito mostra uso dos recursos naturais por comunidades e grupos que formam o Corredor Extrativista Pantanal-Cerrado.

2 minutos de leitura

O Mapa elaborado pela Ecoa é resultado do projeto transfronteiriço ECCOS, coordenado pela organização na parte brasileira e que tem apoio financeiro da União Europeia. O material interativo reúne dados inéditos sobre o uso dos recursos naturais por comunidades e grupos que formam o Corredor Extrativista Pantana-Cerrado.

No mapa, é possível acessar informações sobre 11 comunidades e grupos espalhados por estes territórios, suas cadeias produtivas, atividades econômicas como a pesca, coleta de iscas e o extrativismo de frutos nativos.

Além disso, são identificadas as comunidades que fazem parte da Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, visto que boa parte das cadeias produtivas são lideradas pelas associações de mulheres locais.

A coleta de dados para elaboração do mapa é realizada desde 2018, através do Projeto ECCOS. Um dos destaques das informações disponibilizadas é a potencialidade em biodiversidade do extrativismo sustentável.

Com tecnologia e ferramentas de cartografia, o produto desse trabalho consegue delinear a ocupação do território e é possível, a partir do mapa, aprofundar estudos sobre esses territórios pensando como os grupos se relacionam entre si e com a conservação do território.

Os dados científicos gerados também podem servir a elaboração de políticas públicas e, ainda, consolidar importantes processos históricos para a melhoria da qualidade de vida das famílias tradicionais do Pantanal.

Ciência Cidadã – As identificações que embasaram a elaboração do mapa, são feitas com auxílio da ferramenta Ciência Cidadã, um aplicativo para celular chamado Sapelli, importado pelo Dr. Rafael Chiaravalloti, diretor científico da Ecoa, da University College London e adaptado para o mapeamento e monitoramento dos recursos naturais no Pantanal e Cerrado.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog