//////

Corredor extrativista Cerrado-Pantanal: Mapa São Francisco e Paraguai-Mirim

3 minutos de leitura

São Francisco e Paraguai-Mirim: As duas localidades ficam a 140 km do município de Corumbá, na região de confluência do rio Paraguai e seu “braço”, o Paraguai-Mirim, e nelas foram identificados 4 núcleos familiares que utilizam do mesmo território para as atividades extrativistas como a pesca, principal meio de sobrevivência.

Corredor extrativista Cerrado-Pantanal: O mapeamento, realizado desde o início de 2018, identifica os territórios de uso dos recursos naturais para a formação de um corredor extrativista entre Pantanal e Cerrado, com a proposta de celebrar os meios de vida sustentáveis para a conservação da biodiversidade e dos povos tradicionais. As atividades ocorrerão por mais 2 a 3 anos para a coleta e geração de dados de outras localidades.

Base de dados: O mapeamento, entre outros resultados, gera uma base de dados científicos que pode servir a futuras pesquisas sobre a região, elaboração de políticas públicas e, ainda, consolidar importantes processos históricos para a melhoria da qualidade de vida das famílias tradicionais do Pantanal como é o caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Barra do São Lourenço e a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional (PARNA) do Pantanal Matogrossense.

Ferramenta Ciência Cidadã: As identificações dos territórios, que embasaram a elaboração do mapa, são feitas com auxílio da ferramenta Ciência Cidadã, um aplicativo para celular chamado Sapelli, importado pelo Dr. Rafael Chiaravalloti, diretor científico da Ecoa, da University College London e adaptado para o mapeamento e monitoramento dos recursos naturais no Pantanal e Cerrado.

Projeto ECCOS: Criação de áreas protegidas, conexão entre os territórios extrativistas, produções sustentáveis e medidas para adaptação às mudanças climáticas são alguns dos objetivos do Projeto Ecorregiones, Conectadas, Conservadas y Sostenibles, desenvolvido pela Ecoa junto a organizações da Bolívia e com apoio da União Europeia.

mapa-sfrancisco
Mapeamento do uso sustentável dos recursos naturais pelas famílias do São Francisco e Paraguai-Mirim, no Pantanal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.