/

Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas: a ameaça da soja

2 minutos de leitura

O que é o Sistema Paraná-Paraguai?

Também conhecido como Vale Central da América do Sul/ Depressão Sub-Andina, abrange o Pantanal, na Bacia do Alto Paraguai e inclui áreas úmidas do rio Paraguai médio e inferior, juntamente com o vale aluvial do Paraná médio e inferior, até a desembocadura do Rio da Prata. Constitui-se por mais de 3.400 km de rios, livre de represas, os quais formam o corredor de áreas úmidas de água doce mais extenso do planeta, incorporando Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Essa região é habitada por mais de 20 milhões de pessoas, incluindo comunidades indígenas e tradicionais, áreas rurais e urbanas. A localidade tem extraordinário valor ecológico e econômico, com uma variedade morfológica, climática, biodiversidade, qualidade dos solos, recursos aquáticos e diversidade cultural, além de características singulares. Diversas áreas ao longo desse sistema são reconhecidas, tais como: Sítios Ramsar, Reserva da Biosfera, Patrimônio Natural da Humanidade e entre outras.

Por sua natural interconectividade e crescente relevância internacional, o Sistema Paraná-Paraguai oferece uma oportunidade única para o estabelecimento de processos de integração com base sustentável.

Veja mais em: http://goo.gl/0NnXwE

No texto publicado pelo site Página 12, em espanhol, são alertados os possíveis perigos sobre o avanço da soja nas áreas úmidas, incluindo o Sistema Paraná-Paraguai.

Leia o material na íntegra:El avance de la soja sobre los humedales es un peligro

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog