Projeto de energia solar em casas populares na Paraíba é mostrado em evento internacional

3 minutos de leitura
Projeto rendeu à Paraíba o Prêmio Selo de Mérito 2015 (Foto: Divulgação)

Full Energy

Projeto rendeu à Paraíba o Prêmio Selo de Mérito 2015 (Foto: Divulgação)
Os residentes conseguiram diminuir o consumo médio de energia elétrica em até 70% (Foto: Divulgação)

A experiência do Governo da Paraíba de implantar sistemas de energia solar em casas populares está sendo apresentada em evento internacional. Trata-se do Smart City Business America Congress & Expo – SCBAC&E, o maior evento sobre gestão urbana e sustentabilidade da América Latina que, neste ano, acontece em Curitiba (PR), nos dias 28, 29 e 30 de março. O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), participa do evento pela primeira vez.

Emília Correia Lima, presidente do Cehap, foi convidada a apresentar a inovação da energia solar em casas populares, projeto que já rendeu à Paraíba o Prêmio Selo de Mérito 2015. “Estar no congresso pode significar novas ideias, novas perspectivas e possibilidades, além de mostrar para todos que a Paraíba é capaz de alcançar metas e índices cada vez maiores e melhores”, comemorou a presidente.

O projeto paraibano

Estudos para o projeto de implantação de energia solar em casas populares da Paraíba datam do ano de 2011, quando a Cehap avaliou o plano de habitação do programa “Minha casa, minha vida II”, do Governo Federal. Tudo começou com a instalação de sistemas de energia fotovoltaica em casas do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, permitindo que os residentes conseguissem diminuir o consumo médio de energia elétrica em até 70%.

Em 2015, o Governo do Estado lançou o manual “Construção consciente”, fixando diretrizes para a utilização de tecnologias sustentáveis nas habitações populares da Paraíba. A apresentação do projeto no evento de Curitiba ocorrerá no dia 29.

Sobre o Smart City Business America Congress & Expo

É o quarto ano do SCBAC&E e a intenção do evento é estimular debates aprofundados sobre organização das cidades atualmente. São mais de 40 palestras distribuídas entre os três dias de evento, além de exposição com empresas de inovação e tecnologia.

A expectativa para 2016 é receber mais de 3.000 participantes, incluindo prefeitos brasileiros e mais 30 latino-americanos, além de CEOs e outras 10 delegações internacionais já confirmadas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog