/

Um caso de gestão sustentável em Piraputanga – Chácara dos Mirantes

10 minutos de leitura
Atividades de turismo envolvem a prática de trilhas interpretativas e visita aos sitios arqueológicos

Fonte: Aquidauana Mais

A Comunidade Quilombola Furna dos Baianos, onde residem 28 famílias, está situada no distrito de Piraputanga, em Aquidauana-MS. A região, hoje valorizada pelo mercado turístico, também possui potencial para atividades agrícolas e de pecuária leiteira. Com a criação da Associação de Desenvolvimento do Turismo Estrada Parque de Piraputanga (ATUPARK) , da indústria de farinha de mandioca e do auxílio pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), os agricultores familiares são motivados a continuar exercendo as atividades na região.
Esta comunidade está inserida no ecótono Cerrado-Pantanal, ou seja, no encontro da savana mais biodiversa do mundo com a maior planície alagável do planeta. Quem conhece sabe o quão especial é este lugar!

Chácara dos Mirantes, do Seu Jamil Albuquerque e Dona Maria Lúcia
Chácara dos Mirantes, do Seu Jamil Albuquerque e Dona Maria Lúcia
jjamil-e-maria-lucia-300x259
Jamil(esq.) e Maria Lúcia (dir.) me receberam para o café com prosa

Os agricultores familiares Jamil Albuquerque de Moraes e Maria Lucia Dias de Moraes me receberam carinhosamente e foram entrevistados informalmente, fornecendo várias informações, indicando o potencial das atividades na região e os entraves para as mesmas práticas em propriedades vizinhas.

O relato mostra a experiência de uma família rural dependente do turismo, produção de leite e de farinha de mandioca, e a tendência das práticas na região, visando agregar conhecimento nas práticas agroecológicas da região de Aquidauana e contribuir no desenvolvimento da comunidade, aprofundando o debate sobre o histórico das atividades na região.

Os agricultores familiares Jamil e Maria Lucia realizam, desde 2004, atividades de turismo na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos, e somado ao incentivo da prefeitura para a produção de farinha de mandioca e o crescente mercado dos produtos lácticos na região, os agricultores adotam práticas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, visto que, a variedade de produtos oferecidos garante renda aos produtores rurais nas diversas épocas do ano e dá visibilidade à gestão sustentável da propriedade rural.

Atividades de turismo envolvem a prática de trilhas interpretativas e visita aos sitios arqueológicos
Atividades de turismo envolvem a prática de trilhas interpretativas e visita aos sitios arqueológicos
A calmaria do rio que lava a alma e refresca os turistas
A calmaria do rio que lava a alma e refresca os turistas

O desenvolvimento das atividades de turismo na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos iniciou-se com os próprios produtores entrevistados (Jamil e Maria Lúcia) que após realizarem cursos de técnicas de descida vertical (rapel) e trekking (trilhas), se tornaram aptos à exercerem a atividade na propriedade, e esta representa parcela significativa da renda destes produtores.

O cultivo de mandioca sempre foi exercido na comunidade, porém, a produção de farinha de mandioca foi intensificada após incentivo por parte da prefeitura, com a construção da indústria farinheira, inaugurada em 16 de maio de 2012, e desde então, há um aumento crescente na produção.

A pecuária leiteira é uma atividade econômica que exige certos cuidados como o manejo de pastagens e manutenção de cercas, porém com o auxílio técnico da AGRAER, alguns produtores se mostram incentivados à produzirem de forma sustentável. Além disso, a aquisição de animais de elevada qualidade genética garantem a produtividade e fornecimento da matéria-prima para a fabricação de doces, manteiga, queijo caipira, pão de queijo e outros produtos.

As atividades de turismo, produção de mandioca e de leite permitem a oferta de serviços de café com trilha, como são chamados os deliciosos café-da-manhã depois das atividades físicas de trekking e/ou rapel. No café-da-manhã são servidos sucos naturais, leite in natura, café, chá, bolo de mandioca, biscoitos, beijú(tapioca) recheado com geléias ou queijo, pão de queijo, queijo caipira, bolo de legumes, manteiga caseira e o saboroso pãozinho da Lucia.

Furna dos Baianos é destino certo para muitos praticantes de esportes radicais
Furna dos Baianos é destino certo para muitos praticantes de esportes radicais
A Serra, os rios e as matas abrigam a vida
A Serra, os rios e as matas abrigam a vida

As atividades de turismo já vêm sendo realizadas desde 2004, já a pecuária leiteira desde 2011 e a produção de farinha de mandioca desde 2013. Além do apoio oferecido pela prefeitura municipal de Aquidauana, os produtores contam com o apoio das agências de turismo, a AGRAER e o grupo de extensão Anarco Pedagógico Atemporais, que contribuem de forma significativa com a experiência.

PERSPECTIVAS

O uso da terra para o desenvolvimento sustentável de atividades turísticas, de produção de farinha de mandioca e de produtos lácticos se mostra promissora na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos. O turismo é incentivado pela Associação De Turismo Da Estrada Parque Piraputanga. De um tempo para cá, nota-se que houve uma valorização das propriedades, principalmente por conta do potencial turístico da região.

Segundo Jamil, a implantação da indústria farinheira, aliada a rica tradição agrícola dos povos quilombolas foi importante para consolidar a agricultura ecológica da mandioca na comunidade, e atualmente, têm-se evidenciado o aumento nas extensões do cultivo de mandioca.
A pecuária leiteira na comunidade, anteriormente pouco produtiva devido à falta de conhecimento, atualmente é incentivada principalmente pela demanda por produtos lácticos processados e apresenta-se como uma atividade econômica promissora.

Para o turismo, as principais dificuldades encontradas são a dificuldade ao acesso e comunicação, bem como a falta de cursos recebidos ou investidos na comunidade para incentivar a atividade. O apoio de grupos de extensão, como o Anarco, contribui com o sucesso do turismo na comunidade.

Já o cultivo de mandioca é dificultado por problemas como pela a falta de estradas para o escoamento da produção de farinha e a demora na implantação do saneamento básico, portanto, sabe-se que os problemas burocráticos são responsáveis por frear o comércio da Farinha de Mandioca Furna dos Baianos.

Para a pecuária leiteira, as dificuldades são o manejo das pastagens e a aquisição de animais de qualidade genética.

Cultivo de mandioca na comunidade
Cultivo de mandioca na comunidade
Farinha de Mandioca Furna dos Baianos
Farinha de Mandioca Furna dos Baianos

Segundo os entrevistados a tendência para as 3 atividades são positivas, principalmente na produção de farinha, pois os resultados obtidos nos primeiros anos estimulam a ampliação das áreas de cultivo e também da indústria. A procura por imóveis aumentou no distrito de Piraputanga, acredita-se que parte por conta do potencial turístico da região, portanto, alguns proprietários rurais criaram a Associação de Turismo da Estrada Parque de Piraputanga, e isso tem alavancado a atividade na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog