//

Artigo: O que sabemos sobre a polinização de espécies da planta Croton?

2 minutos de leitura
Foto: Leonardo Correa / Biologia da Paisagem

A polinização de espécies de Croton é tema de artigo das pesquisadoras Amanda Padilha de Almeida, Camila Aoki e Joana Roxinsky Teodoro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Joana é também coordenadora do Programa Oásis da Ecoa, que visa a proteção de polinizadores. 

O Croton é um gênero megadiverso cujas espécies ocorrem principalmente nas Américas. Apresenta interesse econômico e sanitário, sendo fundamental que conheçamos sua biologia reprodutiva para possibilitar o manejo, controle ou conservação de suas espécies.

Foto: Vivo Plantas

Neste estudo, as autoras se propõem a revisar e compilar informações relacionadas à polinização de espécies deste gênero.

Apenas 23 artigos foram encontrados em duas bases de dados internacionais e em referência cruzada.

Dezesseis espécies de Croton foram incluídas nos estudos, isso significa que temos menos de 2,5% das espécies deste gênero com informações sobre polinização e em apenas nove países dos mais de 55 em que há registro.

Os limitados estudos sobre polinização indicam que as flores da maioria das espécies não são especializadas para um único tipo de vetor de polinização. Treze espécies apresentam informações sobre visitantes florais/polinizadores disponíveis na literatura científica e incluem 62
espécies de insetos, especialmente vespas (16 espécies), abelhas (10), besouros (10) e moscas (9).

Para acessar o artigo na íntegra, Clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog