/

Chega às mãos do governador do Mato Grosso ofício da Ecoa que solicita a não aprovação de represas no rio Cuiabá

3 minutos de leitura

Através do deputado estadual Wilson Santos, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a Ecoa fez chegar nas mãos do governador do Mato Grosso, ofício no qual mostra os principais danos de barragens no rio Cuiabá e solicita a não aprovação das represas que estão previstas para serem instaladas na região. O ofício chegou até o deputado Wilson Santos, por intermédio de Nilma Silva, presidente da Associação do Segmento de Pesca de Mato Grosso.

Nilma Silva entrega ofício da Ecoa para o deputado estadual do MT, Wilson Santos.

No ofício está escrito que a Ecoa, a Rede Pantanal e dezenas de outras organizações entendem que a construção das represas contribuirá para a perda de capacidade dos peixes migradores se reproduzirem, acarretando prejuízos ambientais, econômicos e sociais.

Leia o ofício na íntegra aqui.

Seis represas estão previstas para serem instaladas ao longo do rio Cuiabá, zona vermelha, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), ou seja, zona de grande impacto ambiental para toda a Bacia do Alto rio Paraguai (BAP). São elas: Angatu I, Angatu II, Iratambé I, Iratambé II, Guapira II, e Perudá, previstas para serem instaladas no estado de Mato Grosso, nos municípios de Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Várzea Grande e Cuiabá.

Os impactos vão desde a perda de conectividade entre planície e planalto, o que afeta diretamente no processo migratório dos peixes, a perda de nutrientes e sedimentos importantes para a sobrevivência dos rios, até a alteração do regime hidrológico, que poderá ser sentida em toda a planície pantaneira.

Organizações nacionais e internacionais e movimentos sociais, representados pela Rede Pantanal, Coalizão pela Proteção Permanente de Rios no Brasil, Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Humedales Sin Fronteras e Observatorio Pantanal, criaram uma petição online para pressionar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA/MT) contra a aprovação de licença das represas no rio Cuiabá. Você pode acessar e assinar a petição aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog