GT Infra fala sobre extração de ouro ilegal, sobre o governo do Pará e outras notícias

4 minutos de leitura

O GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil”.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT.

 

Projeto quer fechar cerco à extração de ouro ilegal
Um projeto de lei do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), elaborado com a assessoria técnica do Instituto Escolhas, quer criar regras para a rastreabilidade do ouro e das operações financeiras que o envolvem, assim como já acontece com a madeira e o gado. A ideia é ajudar a coibir o garimpo ilegal e seus impactos socioambientais. “A intenção é fechar o cerco ao que muitos ambientalistas chamam de ‘lavagem’ do ouro, no mercado, por meio das DTVMs (distribuidoras de títulos e valores mobiliários)”. Reportagem do Valor Econômico mostra detalhes.

Governo do Pará lança fundo próprio para atrair recursos estrangeiros
O governo do Pará lançou, nesta quarta-feira (10/3), uma versão estadual do Fundo Amazônia, que está paralisado há mais de dois anos. A ideia é atrair recursos estrangeiros para combater o desmatamento no estado. Saiba tudo na reportagem do Estadão.

GT Infra em ação

No ar: episódio 8 do podcast recebe Fabiano Silva (FVA) e debate cidades amazônicas
“Sem o social não se resolve o ambiental”. Na região Norte, assim como no restante do país, a maioria da população vive nas áreas urbanas e, por isso, as cidades têm papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável. Esse é o assunto do oitavo episódio do podcast Infraestrutura Sustentável, que convidou o coordenador da Fundação Vitória Amazônica (FVA), Fabiano Silva, para debater o assunto. A organização atua na região há mais de 30 anos e tem muito a contribuir para esse debate.O episódio já está disponível no Spotify do GT Infra. Boa escuta.

Acre e mudanças climáticas são assunto de artigo
Em artigo, publicado nesta quinta-feira (11/3) no ClimaTempo, Sérgio Guimarães fala sobre a relação das mudanças climáticas e do desmatamento com a situação calamitosa vivida no Acre neste início de ano. Você pode ler também no site do GT Infra.

Com citações a realidade da Bacia do Teles Pires e matéria do GT Infra, CIDH lança relatório
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) acaba de publicar um relatório sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, com um diagnóstico da estrutura institucional desenvolvida no país após o período da transição democrática. Entre os materiais nos quais eles se amparam, como bibliografia, há uma nota pública puxada pelo GT Infra, com a assinatura de 40 organizações, sobre a violação de direitos indígenas na construção de hidrelétricas no Rio Teles Pires. Vale conferir o estudo completo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.