GT Infra fala sobre extração de ouro ilegal, sobre o governo do Pará e outras notícias

4 minutos de leitura

O GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil”.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT.

 

Projeto quer fechar cerco à extração de ouro ilegal
Um projeto de lei do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), elaborado com a assessoria técnica do Instituto Escolhas, quer criar regras para a rastreabilidade do ouro e das operações financeiras que o envolvem, assim como já acontece com a madeira e o gado. A ideia é ajudar a coibir o garimpo ilegal e seus impactos socioambientais. “A intenção é fechar o cerco ao que muitos ambientalistas chamam de ‘lavagem’ do ouro, no mercado, por meio das DTVMs (distribuidoras de títulos e valores mobiliários)”. Reportagem do Valor Econômico mostra detalhes.

Governo do Pará lança fundo próprio para atrair recursos estrangeiros
O governo do Pará lançou, nesta quarta-feira (10/3), uma versão estadual do Fundo Amazônia, que está paralisado há mais de dois anos. A ideia é atrair recursos estrangeiros para combater o desmatamento no estado. Saiba tudo na reportagem do Estadão.

GT Infra em ação

No ar: episódio 8 do podcast recebe Fabiano Silva (FVA) e debate cidades amazônicas
“Sem o social não se resolve o ambiental”. Na região Norte, assim como no restante do país, a maioria da população vive nas áreas urbanas e, por isso, as cidades têm papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável. Esse é o assunto do oitavo episódio do podcast Infraestrutura Sustentável, que convidou o coordenador da Fundação Vitória Amazônica (FVA), Fabiano Silva, para debater o assunto. A organização atua na região há mais de 30 anos e tem muito a contribuir para esse debate.O episódio já está disponível no Spotify do GT Infra. Boa escuta.

Acre e mudanças climáticas são assunto de artigo
Em artigo, publicado nesta quinta-feira (11/3) no ClimaTempo, Sérgio Guimarães fala sobre a relação das mudanças climáticas e do desmatamento com a situação calamitosa vivida no Acre neste início de ano. Você pode ler também no site do GT Infra.

Com citações a realidade da Bacia do Teles Pires e matéria do GT Infra, CIDH lança relatório
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) acaba de publicar um relatório sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, com um diagnóstico da estrutura institucional desenvolvida no país após o período da transição democrática. Entre os materiais nos quais eles se amparam, como bibliografia, há uma nota pública puxada pelo GT Infra, com a assinatura de 40 organizações, sobre a violação de direitos indígenas na construção de hidrelétricas no Rio Teles Pires. Vale conferir o estudo completo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog