//

Hidrovia Paraná-Paraguai – Estado da Arte

1 min de leitura

Apresentação de Alcides Faria, biólogo e diretor executivo da Ecoa, de 2017, contextualiza o projeto de construção da hidrovia Paraná-Paraguai.

Segundo Faria, o projeto pretende uma via de navegação industrial 365 dias ao ano, 24h ao dia, entre Cáceres, no Mato Grosso, e Nueva Palmira, no Uruguai. Para isso, são necessárias pesadas intervenções de engenharia como explosão de rochas, dragagem e canalização estrutural em centenas de trechos e a construção e ampliação de vários portos. Hoje, a navegação é somente a partir de Corumbá (MS), há anos não se transporta cargas a partir de Cáceres.

A viabilidade da construção da hidrovia Paraná-Paraguai está autorizada por um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), do qual a Ecoa discorda. Leia análise crítica desse EVTEA feita por Alcides Faria aqui.

O Brasil precisa desta hidrovia? A produção de grãos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tem melhor alternativa de transporte?
Para entender essas questões e saber mais sobre a localização geográfica do projeto de construção da hidrovia, sua origem e outras informações, acesse a apresentação aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog