/

Quem resiste: os impactos dos agrotóxicos para comunidades tradicionais no MS

2 minutos de leitura
agrotóxicos

“A cada ano mais agrotóxicos são aprovados no Brasil. Em 2021, foram concedidas 562 licenças de tais produtos. No ano anterior o número era de 493 químicos, segundo dados do Ministério da Agricultura. A região Centro-Oeste é a que mais comercializa agrotóxicos, segundo dados do IBAMA, e Mato Grosso bate recordes de consumo, mas Mato Grosso do Sul não fica para trás quando se tratam dos números. MS é o sexto estado que mais vende herbicidas no Brasil” – trecho da reportagem Quem resiste.

A reportagem “Quem resiste” foi elaborada como Projeto Experimental para conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Se trata de uma reportagem hipermidiática sobre os impactos dos agrotóxicos para comunidades tradicionais no Mato Grosso do Sul.

A reportagem foi dividida em três capítulos, além da introdução e uma galeria de imagens. Cada capítulo possui foco em uma temática: o primeiro, “Era uma vez…um produto inovador” contextualiza a história dos agrotóxicos no Brasil e destaca os problemas de fiscalização. O segundo capítulo, “O que fica em seis horas”, aborda os números de contaminação por agrotóxicos e impactos para a saúde. Por fim, a reportagem se encerra com “O agro que bate à porta”, que trata sobre as consequências para o meio ambiente e alternativas para tratar a terra e produzir alimento.

Para a elaboração da reportagem foram realizadas entrevistas com especialistas e com as pessoas que vivem nas comunidades selecionadas: assentamento da reforma agrária e comunidade indígena. O material final pode ser acessado em: https://readymag.com/u1745227943/4022078/ 

 

Confira alguns dos materiais coletados ao longo da reportagem Quem resiste: impactos dos agrotóxicos para comunidades tradicionais no MS

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal na rota das aves

O Pantanal é rota de cerca de 180 aves migratórias que buscam alimento ou melhores condições climáticas. A Paisagem