Menu

Hidrovias danosas no Pantanal e Amazônia

Projetos que destroem vidas e o ambiente

1
Publicado em 14 de junho de 2018 às 14:54 Compartilhar:

Uma das coisas que a Hidrovia na Amazônia e a Hidrovia no Pantanal tem em comum são os efeitos danosos que terão sobre o ambiente e a sociedade.

O governo peruano propôs o transporte fluvial na Amazônia como uma solução para o transporte de cargas, quando na verdade este projeto pode ter sérios impactos sobre os rios, comunidades locais e a biodiversidade, alguns deles são mostrados na animação da WCS Perú.

São propostas permanentes dragagens como no projeto da Hidrovia Paraná Paraguai (HPP) – mostrado no último documento divulgado sobre: o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Este ano, o tema da Hidrovia foi debatido em reunião realizada com pesquisadores, representantes de ONGs, pescadores e líderes comunitários.

Uma análise das dragagens da HPP foi divulgada em documento sobre o EVTEA, feito por Alcides Faria (Ecoa), revelando os efeitos catastróficos que a Hidrovia pode trazer ao Pantanal. E, na Amazônia, não será diferente, tendo impactos diretos nos mais vulneráveis.

 

Compartilhar: