Menu

Já está disponível o Plano de Manejo APA Baía Negra

Faça o download.

pesquisa-ecoa-ufms-paulo-robson-1024x674
Publicado em 21 de novembro de 2016 às 13:33 Compartilhar:

Da redação

A APA Baía Negra surgiu pelo decreto 1,735 de 07 de outubro de 2010 com uma demanda do Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Secretária do Patrimônio Da União (SPU). É a primeira reserva sustentável no Pantanal e está localizada no município de Ladário – MS. Esta região possui uma grande diversidade de paisagens e está localizada muito próxima ao centro urbano, refletindo o que a morraria do Urucum e a Serra do Amolar representam para todo o Pantanal, planície e planalto no mesmo ambiente.

A Ecoa fez parte do conselho gestor para a consolidação da unidade e contribuiu dentro do Plano de Manejo, apontando iniciativas para uso público e com ações para o desenvolvimento local e para as famílias que vivem ali.

Para o diretor  presidente da Ecoa, André Siqueira, iniciativas como a APA Baía Negra devem ser replicadas, pois se faz necessário consolidar mais áreas de proteção no Pantanal de uso sustentável que aliem respeito pelas comunidades locais e proteção ambiental.

Hoje, 42 famílias vivem na Apa Baía Negra, onde dessas, 28 possuem o termo de autorização de uso sustentável (TAUS), sendo que este termo da como definitivo a posse da terra.

 

Plano de Manejo APA Baía Negra

Compartilhar: