//

Financiamento coletivo para proteger pantaneiros que convivem com onças. Ajude!

3 minutos de leitura
Foto: Virginia Chiara

Moradores de comunidades tradicionais do Pantanal relatam que, recentemente, a presença de onças-pintadas próximas à casas passou a ser constante. Também foram relatados ataques a animais domésticos, o que acendeu um alerta para risco de acidentes envolvendo pessoas. Para aplicar medidas de proteção, moradores da Barra de São Lourenço, um dos locais com maior número de avistamento de onças, desenvolveram um financiamento coletivo que pode ser acessado aqui.

O intuito do financiamento é aplicar métodos de convivência pacífica com as onças-pintadas que habitam o local. Com o valor arrecadado, serão instaladas cercas eletrificadas para evitar aproximação do animal. A medida é solução eficaz apresentada por especialistas que atuam com conservação das onças.

O problema foi divulgado pela Ecoa em uma nota assinada pela diretoria da organização. Nela, foi apresentando o aumento da presença de onças pintadas nas proximidades de casas em algumas regiões do Pantanal, nos municípios de Ladário e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Foram relatados diversos casos de cachorros e outros animais domésticos sendo devorados e, pelo menos uma vez, uma onça chegou a invadir a casa de um morador da região.

Existe grande possibilidade de que tal alteração seja consequência dos incêndios que devastaram o Pantanal nos últimos anos, desestruturando cadeias alimentares. Pesquisadores estimaram a morte de 17 milhões de vertebrados como causa direta dos incêndios. Este número é possivelmente menor que o número real, se considerarmos os impactos indiretos dos incêndios.

A responsabilidade de administrar a campanha e a arrecadação é da comunidade, aqui representada pela liderança de D. Leonida Aires. Mas especialistas de diferentes instituições (Embrapa, Ecoa, Panthera Foundation, IHP, CENAP) e amigos são responsáveis pela orientação técnica e apoio para execução das atividades de proteção e convivência com as onças. Contribua e divulgue a campanha para apoiar quem mais protege a fauna e flora do Pantanal!

Para ajudar, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog