/

O problema não são as onças

1 min de leitura
Barra de São Lourenço (Foto: Iasmim Amiden)

Um alerta escrito por André Luiz Siqueira, Alcides Faria e Rafael Chiaravalloti, diretores da Ecoa, evidenciou um problema cada vez mais recorrente na vida de ribeirinhos: animais, em especial onças-pintadas, estão se aproximando das casas em busca de alimentos.

No dia 25 deste mês, a Ecoa divulgou um texto elaborado por seus diretores apresentando o aumento da presença de onças pintadas nas proximidades de casas em algumas regiões do Pantanal, no município de Corumbá/MS. Foram relatados diversos casos de cachorros e outros animais domésticos sendo devorados e, pelo menos uma vez, uma onça chegou a invadir a casa de um morador da região.

Entretanto, é importante evidenciar: o problema não são as onças.

O alerta feito pela Ecoa tem como foco o risco oferecido aos ribeirinhos e as possíveis causas de alteração no comportamento desses animais. Existe grande possibilidade de tal alteração seja consequência dos incêndios que devastaram o Pantanal nos últimos anos, desestruturando cadeias alimentares.

Com o alerta, a Ecoa também solicita participação mais ativa de autoridades, assim como investigação das possíveis causas do problema.

Clique aqui para ler o alerta feito pela Ecoa na íntegra. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.