////

Pesquisa revela impactos das hidrelétricas nas Áreas Úmidas do Pantanal

10 minutos de leitura

Publicado originalmente em 22 de fevereiro de 2017

Via UFMT

Um dos fatores que causam bastante preocupação no meio científico, mais especificamente aos pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU), são as hidrelétricas, uma vez que tais construções podem afetar diretamente o ambiente do local no qual estão inseridas.

Tanto que os pesquisadores estudam a instalação de novas unidades na transição entre o Planalto e a Planície da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP). De acordo com o Sistema de Informações Georeferenciadas do Setor Elétrico (Sigel), estão em funcionamento naquela região, atualmente, 41 hidrelétricas e há previsão de implantação de mais 96 novos empreendimentos, o que, totalizaria 137 hidrelétricas em rios formadores do Pantanal.

Esses novos empreendimentos, em sua maioria, são Pequenas Centrais Hidrelétricas, as PCHs, construídas em cascata em um mesmo rio, e que produzem até 30 megawatts (MW). Por conta dessas características e por causarem impactos ambientais considerados baixos, por alagar áreas de até 13 Km², os responsáveis pela execução do projeto não são obrigados a elaborar estudos e relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), ficando a cargo do órgão gestor de meio ambiente, a solicitação ou não destes documentos.

No Estado de Mato Grosso, o órgão responsável pelo licenciamento ambiental destes empreendimentos é a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), que, ao analisar os impactos ambientais, consideram apenas os impactos locais. Os efeitos sinérgicos e acumulativos com outros empreendimentos no mesmo rio ou sub-bacia praticamente não são considerados. “São esses os efeitos que nos deixam bastante preocupados com o futuro do Pantanal, pois ainda não sabemos o que esperar caso todos os 96 empreendimentos sejam construídos”, afirma o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ibraim Fantin, responsável pela pesquisa “Impactos das Hidrelétricas nos rios do Pantanal”.

Desenvolvimento sustentável

“Estamos concentrando esforços para avaliar principalmente o efeito acumulativo destes empreendimentos e prever quais serão seus reflexos sobre o funcionamento hidrológico e ecológico no Pantanal”, explica o pesquisador. A ideia é dar suporte ao órgão gestor na tomada de decisão no processo de licenciamento, fornecendo informações técnicas e cientificas que fundamentem seu parecer. “É importante dizer que não temos a intenção de prejudicar o setor hidrelétrico do Brasil, mas fornecer instrumentos que garantam o desenvolvimento sustentável, obtendo assim um crescimento econômico com conservação ambiental para as atuais e futuras gerações”, esclarece.

Segundo Ibraim, em três anos de pesquisas, foi constatado que as hidrelétricas com barragens, mesmo que pequenas, retêm em seus reservatórios o material particulado oriundo da bacia de contribuição, provocando uma redução significativa no transporte de sedimentos e nutrientes abaixo da barragem. O principal efeito percebido é a modificação morfológica do canal do rio e o aumento da transparência da água. O pesquisador informa que a experiência em outras bacias, como é o caso do Alto Paraná, indicam que as consequências ecológicas do aumento da transparência da água são desastrosas, principalmente pelo desequilíbrio causado na comunidade de peixes, “já que tende a favorecer predadores visuais”.

Outro efeito importante que afeta os peixes é a interrupção de suas rotas migratórias, exercida pela construção de uma barreira física que impede o acesso aos locais de reprodução, tendo em vista que muitas espécies saem do Pantanal para desovar nas cabeceiras. “Se todos os 96 empreendimentos forem construídos, somando-se às 41 PCHs em funcionamento, estima-se que 30% das potenciais rotas de migração de peixes serão perdidas”, afirma Ibraim.

Conforme resultado preliminares da pesquisa, em relação à construção de hidrelétricas em série, o impacto total causado por duas ou mais hidrelétricas, em série, é maior que a soma dos impactos isolados. Outro ponto que merece destaque em sua pesquisa é a constatação de alterações hidrológicas causadas por PCHs, que, até então, se pensava ser insignificante. “Agora sabemos que elas podem provocar mudanças abruptas no nível do rio, devido a manobras operacionais, no entanto essas alterações são de curtas durações”, explica.

Estes fatos exemplificam a importância em se planejar as ações e intervenções na bacia como um todo e não de maneira individualizada e localizada, alerta Ibraim. “Pretendemos propor um zoneamento fluvial da Bacia do Alto Paraguai, com critérios técnicos e objetivos que possam nortear a instalação de novas hidrelétricas. Este zoneamento vai indicar rios de relevância ambiental e os propícios para o desenvolvimento hidrelétrico, buscando assim o desenvolvimento sustentável do Pantanal”, apontou.

PCH x usinas hidrelétricas

As 41 hidrelétricas instaladas na BAP possuem uma capacidade de produção energética de 1070MW. Por sua vez, o potencial de geração de energia previsto para os 96 novos empreendimentos é de apenas 885MW, ou seja, o número de empreendimentos será mais que triplicado e a energia produzida não chegará a ser dobrada. “Não sei quais são os critérios utilizados pelo setor elétrico para avaliar a viabilidade de uma hidrelétrica, mas este descompasso entre número de empreendimentos e energia gerada nos leva a suposição de que o fator motivacional para a construção de pequenas hidrelétricas, com capacidade inferior a 30 MW, ao invés de usinas hidrelétricas que produzem uma quantidade maior que essa, são econômicos”, analisa.

Para o pesquisador, a decisão de construir uma grande hidrelétrica ou várias pequenas deveria levar em consideração, além dos aspectos econômicos, os sociais e os ambientais, pois, segundo ele, as pesquisas ainda não permitem afirmar, de forma categórica, qual dos modelos é mais vantajoso. No entanto, ele cita uma recente pesquisa publicada em um importante periódico internacional, no qual mostra que os impactos gerados por MW produzido, é maior em uma PCH quando comparados a uma usina hidrelétrica, baseada na análise de diversos estudos de casos em todo planeta. No Brasil, a potência gerada pelas pequenas hidrelétricas não chega a 4% da potência total. “Isso nos mostra que temos muitos empreendimentos gerando pouca energia”, concluiu.

O resultado dessa pesquisa pode beneficiar diretamente os pantaneiros, pois proporciona a geração de energia e emprego com proteção ambiental, garante o equilíbrio ambiental do Pantanal, fundamental para a manutenção de sua biodiversidade, característica essa que faz com que este ecossistema seja reconhecido internacionalmente. “O turismo de contemplação e de pesca e a criação extensiva de gado são as principais atividades econômicas sustentáveis desenvolvidas no Pantanal que está intimamente ligado com a cultura e o modo de vida local. Para que essas atividades ocorram, precisamos garantir que o Pantanal inunde seus campos no tempo certo, renovando suas pastagens, que os peixes possam se reproduzir, para servir de alimento para os ribeirinhos e para os visitantes, sejam eles homem, aves ou onça”, finalizou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog