////

Rios do Pantanal: Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá

4 minutos de leitura

Localização: A Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá percorre uma área de 22.851 km², localizada integralmente no estado de Mato Grosso, na porção centro sul. Nasce na depressão interplanáltica de Paranatinga, em Rosário Oeste, a, cerca de, 500 m de altitude. Seu curso é considerado até a cidade de Cuiabá, com 158 m de altitude (Chiaranda et al., 2016).

rio cuiabá
Caudaloso, o Rio Cuiabá serpenteia a Capital do Mato Grosso (Foto: Ray Reis/Circuíto Mato Grosso)

Municípios: Os municípios abrangidos pela bacia são Jangada, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai, Diamantino, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Campo Verde (Agência Nacional de Águas, 2018).

Economia: Atualmente, a economia está centralizada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é constituída por casas de gêneros alimentícios, vestuário e artigos diversos, enquanto o industrial é representado pela agroindústria. Na agricultura, cultivam-se lavouras de subsistência e hortifrutigranjeiros. Um dos setores econômicos existentes de maior impacto na bacia é o de exploração mineral, tanto metais quanto os não-metais (Santos & Jesuz, 2014). 

Rio Cuiabá – Outros pontos relevantes: Um estudo de caso mostra danos causados pela implementação de empreendimentos hidrelétricos na região da bacia, impactos que afetam diretamente as populações locais, principalmente por ocasionar a diminuição dos peixes que antes eram abundantes no rio e serviam para a sobrevivência das populações ribeirinhas. Assim como as atividades garimpeiras, que, segundo um morador da região, se fez totalmente extinta (Siqueira, 2014). 

(Foto de capa: SEC-MT/Divulgação)

A publicação faz parte de um levantamento sobre as sub-bacias da BAP para a formação de um Mapa Interativo.

Visualizar mapa na tela inteira

Este levantamento foi realizado por Nathália Rocha. Nathália é graduada em Ciências Biológicas (UFMS) e Mestranda em Ecologia e Conservação (UFMS). Atuou como pesquisadora na Ecoa entre 2019 – 2020 no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores e na Agenda de Infraestrutura e Energia.


 

Referências Rio Cuiabá: 

Agência Nacional de Águas. 2018. Relatório Hidrológico.

Chiaranda, R.; Colpini, C.; Soares, T.S. 2016. Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá. Advances in Forestry Science, v.3, n.1, p. 13-20.

Santos, I. R. S.; Jesuz, C. R. A. 2014. Técnica do discurso do sujeito coletivo na percepção da qualidade da água do rio Cuiabá – MT. Revista Mato-Grossense de Geografia, v. 17, n.1, p. 117-138.

Siqueira, J. E. e Henkes, J. A. 2014. Impactos gerados por represas de usinas hidrelétricas: o caso da usina hidrelétrica de Manso. Revista Gestão Sustentável Ambiental, Florianópolis, v.3, n.1, p. 359-372.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog