///

Seminário reúne pesquisadores e comunidade para discutirem a conservação da região da Serra da Bodoquena

4 minutos de leitura
PARNA Serra da Bodoquena (Foto: André Luiz Siqueira)

O I Seminário de Pesquisa e Extensão da Serra da Bodoquena, ocorre nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em Bonito (MS). O evento busca promover a divulgação de pesquisas e ações relacionadas ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSBd), e a importância de sua conservação. Além da salvaguarda à biodiversidade, a área garante a manutenção das diversas atividades relacionadas ao ecoturismo na região e entorno.

O Parque tem sofrido com a degradação ambiental e foi, recentemente, assunto na mídia por conta de uma liminar da 4ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande (MS) pedindo que 80% da área protegida fosse desafetada, isto é, que deixasse de existir. A medida provisória foi derrubada por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na última terça-feira (10/09), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), mas ainda corre perigo.

VEJA MAIS – Nota da ECOA sobre a liminar que determinou a desafetação de 80% do Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Por conta disso, Rodolfo Portela Souza, superintendente executivo interino da Fundação Neotrópica do Brasil, avalia que o Seminário é uma forma de fomentar a discussão qualificada, que pode, entre outros fatores, auxiliar o poder público nas tomadas de decisão que devem ser encaradas em relação ao PNSBd.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena é um dos últimos resquícios de Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul. Em manifesto contra a desafetação do Parque, os biólogos André Siqueira e Rafael Chiaravalotti, da Ecoa, escrevem que se não fosse por sua criação, “nada mais teríamos, a despeito do que acontece há mais de três anos nos municípios de Jardim e Bonito, onde políticas tortas ao uso e ocupação do solo vem degenerando um dos principais destinos turísticos globais, na microbacia do rio da Prata“.

Entre o público esperado estão profissionais da área ambiental, poder público, empresas locais, ONGs e pesquisadores de renome nacional e internacional.

O evento é realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSBd), com apoio de 13 organizações da sociedade civil, entre elas e ECOA.

As inscrições para toda a programação são gratuitas e aberta ao público no site www.even3.com.br/sepesb/. O prazo para submissão de trabalhos segue até amanhã (18/09). ? Não perca!

SERVIÇO:
I SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA SERRA DA BODOQUENA
Dia 20 – Saída de campo no Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Vagas limitadas)
Inscrições no link: www.even3.com.br/dianoPNSBd
Dia 21 e 22 – Seminário
Horário: Das 08h às 12h e das 14h às 18h
Local: Câmara Municipal de Bonito – R. Nelson Felício dos Santos, 1000 – Bonito (MS)

Com informações de Fundação Neotrópica do Brasil

Na foto de capa, cenário exuberante do Parque Nacional da Serra Bodoquena, por André Siqueira (ECOA)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Água. O Brasil em crise.

As 5 grandes bacias hidrográficas brasileiras estão sob decreto de “escassez hídrica”, segundo a ANA (Agência