///

Seminário reúne pesquisadores e comunidade para discutirem a conservação da região da Serra da Bodoquena

4 minutos de leitura
1
PARNA Serra da Bodoquena (Foto: André Luiz Siqueira)

O I Seminário de Pesquisa e Extensão da Serra da Bodoquena, ocorre nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em Bonito (MS). O evento busca promover a divulgação de pesquisas e ações relacionadas ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSBd), e a importância de sua conservação. Além da salvaguarda à biodiversidade, a área garante a manutenção das diversas atividades relacionadas ao ecoturismo na região e entorno.

O Parque tem sofrido com a degradação ambiental e foi, recentemente, assunto na mídia por conta de uma liminar da 4ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande (MS) pedindo que 80% da área protegida fosse desafetada, isto é, que deixasse de existir. A medida provisória foi derrubada por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na última terça-feira (10/09), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), mas ainda corre perigo.

VEJA MAIS – Nota da ECOA sobre a liminar que determinou a desafetação de 80% do Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Por conta disso, Rodolfo Portela Souza, superintendente executivo interino da Fundação Neotrópica do Brasil, avalia que o Seminário é uma forma de fomentar a discussão qualificada, que pode, entre outros fatores, auxiliar o poder público nas tomadas de decisão que devem ser encaradas em relação ao PNSBd.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena é um dos últimos resquícios de Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul. Em manifesto contra a desafetação do Parque, os biólogos André Siqueira e Rafael Chiaravalotti, da Ecoa, escrevem que se não fosse por sua criação, “nada mais teríamos, a despeito do que acontece há mais de três anos nos municípios de Jardim e Bonito, onde políticas tortas ao uso e ocupação do solo vem degenerando um dos principais destinos turísticos globais, na microbacia do rio da Prata“.

Entre o público esperado estão profissionais da área ambiental, poder público, empresas locais, ONGs e pesquisadores de renome nacional e internacional.

O evento é realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSBd), com apoio de 13 organizações da sociedade civil, entre elas e ECOA.

As inscrições para toda a programação são gratuitas e aberta ao público no site www.even3.com.br/sepesb/. O prazo para submissão de trabalhos segue até amanhã (18/09). ? Não perca!

SERVIÇO:
I SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA SERRA DA BODOQUENA
Dia 20 – Saída de campo no Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Vagas limitadas)
Inscrições no link: www.even3.com.br/dianoPNSBd
Dia 21 e 22 – Seminário
Horário: Das 08h às 12h e das 14h às 18h
Local: Câmara Municipal de Bonito – R. Nelson Felício dos Santos, 1000 – Bonito (MS)

Com informações de Fundação Neotrópica do Brasil

Na foto de capa, cenário exuberante do Parque Nacional da Serra Bodoquena, por André Siqueira (ECOA)

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog