Jornalista da Ecoa ganha concurso internacional de imagens sobre mulheres brigadistas

2 minutos de leitura
Foto ganhadora do concurso mostra um momento de afeto durante formação de brigada de prevenção e combate ao fogo no Pantanal

Um clique feito por Raquel Alves, jornalista do núcleo de Comunicação da Ecoa, foi um dos ganhadores do ‘Concurso de Fotografia para Cartões Postais: mulheres no manejo do fogo’, organizado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos.

O concurso selecionou 20 fotografias para serem distribuídas durante a 8ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais.

A foto retrata um dos momentos da formação de uma brigada de combate e prevenção a incêndios no Assentamento São Gabriel, no Pantanal de Corumbá-MS.

A ação aconteceu dentro do escopo do Projeto Restauracción, executado pela Ecoa dentro da Paisagem Modelo Pantanal, e contou com o apoio do Prevfogo/Ibama, responsável pelo treinamento.

Leia também: Galeria Paisagem Modelo Pantanal

A formação de brigadas é uma eficiente estratégia para prevenção e combate ao fogo adotada pela Ecoa há quase duas décadas. Ao se formar um grupo de brigadistas em uma região, permite-se maior agilidade de resposta, monitoramento e educação ambiental.  

Raquel afirma que o momento “foi algo extremamente inesperado e despretensioso”. Assim que Raquel Alves, jornalista da equipe de comunicação da Ecoa, define esta linda imagem que mostra um momento de afeto durante a formação de uma brigada voluntária

“Foi uma dessas situações em que temos a sorte de estarmos com uma câmera na mão. Durante o treinamento da brigada, mãe, filha e neta estavam presentes. A criança, que observou sua mãe e sua avó com as roupas e equipamentos de brigadistas sonhou para si mesma estar no lugar delas. A pequenina disse que ao crescer quer ser brigadista. Após colocar em voz alta seu desejo, outra brigadista colocou seu próprio equipamento na criança. E assim o momento foi eternizado”.

Foto ganhadora do concurso mostra um momento de afeto durante formação de brigada de prevenção e combate ao fogo no Pantanal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.