//////

Rios do Pantanal: Bacia Hidrográfica do Rio Apa

6 minutos de leitura
rio Apa
Trecho do Rio Apa em Bela Vista

Localização: A Bacia Hidrográfica do Rio Apa tem cerca de 15.617 km² e está localizada na parte superior da bacia do rio da Prata. O rio Apa nasce na região conhecida como “Cabeceira do Apa”, que fica entre Antônio João (MS) e Bela Vista (MS). É a partir de Bela Vista que ela percorre a linha de fronteira entre Brasil e Paraguai por mais de 500 km até chegar ao rio Paraguai (Agência Nacional de Águas, 2003).

rio Apa
Trecho do Rio Apa às margens de Bella Vista, no Paraguai (Foto: Ademir Mendonça/TPNEWS)

Municípios: A maior porção da bacia está localizada em solo brasileiro (78%), e está presente em municípios do estado de Mato Grosso do Sul: Antônio João, Ponta Porã, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Bonito e Jardim. No Paraguai estão os outros 22% do território da bacia, que se estendem nos municípios de Bella Vista, Concepción, Pedro Juan Caballero, San Carlos e San Lázaro (Broch, 2008). 

Economia: Foi nas décadas de 1970 e 1980 que a região da bacia do rio Apa passou a ser cenário para a ascendência dos cultivos de soja e arroz. Essas lavouras foram impulsionadas por incentivos governamentais, mas também pelas condições do solo, que permitiram a mecanização dos cultivos. O resultado observado foi a dinamização da economia local em função do incremento da lavoura (Agência Nacional de Águas, 2003). Soja e pastagens para criação de gado têm tomado espaço nos últimos vinte anos, fazendo das duas atividades econômicas as principais da região. Essas atividades têm promovido alteração na geração de sedimentos, que se deslocam para a água e para o Pantanal. Além disso, outras atividades econômicas podem ser destacadas, como a mineração, a extração de argila para cerâmica e as iniciativas florestais de plantio de eucalipto. Nessa região, atividades de apicultura e piscicultura também são desenvolvidas, mas em menor escala, já que são voltadas ao mercado local (Silva, 2008).

Outros pontos relevantes: A Bacia do rio Apa apresenta muitos corixos e pequenas “brotas d’água”, além de ter como principais afluentes os rios Apa, Perdido, Caracol, Tereré, Piripucu e Estrela. Além dos rios, os córregos Tuna, Alegre, Nunca-Te-Ve, Gandaleão, Apa Mi, Estrelinha, Ita e Estrelita também são afluentes da bacia. Esses cursos d’água têm suas nascentes e, grande parte de sua extensão, em regiões de planalto e de serra. Com isso, mesmo que recebam despejos domésticos, suas águas continuam a ser classificadas como de qualidade “ótima” e “boa”. Os recursos hídricos ainda são auxiliados pelo volume da água que – com as condições hidráulicas e presença de corredeiras e cachoeiras – possibilita a sua purificação (SEMA, 2005). A ocupação desordenada do solo, além do desmatamento gerado pelo avanço da agropecuária na região, compromete a qualidade da água na bacia, conforme cita Broch (2008). Outros fatores prejudiciais são o uso de pesticidas e agrotóxicos em áreas que deveriam servir para a proteção da margem ciliar do rio e a falta de unidades de conservação na bacia do rio Apa.  

Esta publicação faz parte de um levantamento sobre as sub-bacias da Bacia do Alto Paraguai para a formação de um Mapa Interativo:

Visualizar mapa na tela inteira

Nathália Rocha

Este levantamento foi realizado por Nathália Rocha. Nathália é graduada em Ciências Biológicas (UFMS) e Mestranda em Ecologia e Conservação (UFMS). Atuou como pesquisadora na Ecoa entre 2019 – 2020 no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores e na Agenda de Infraestrutura e Energia.

Referências:

Agência Nacional de Águas. 2003. Avaliação dos Recursos Hídricos da Bacia Transfronteiriça do Rio Apa. Subprojeto– Relatório Final. 

Broch, S.A.O. 2008. Gestão Transfronteiriça de Águas: O caso da Bacia do Apa. Tese de Doutorado. Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília. 

Secretária do Meio Ambiente. 2005. Relatório de Qualidade das Águas Superficiais da Bacia do Alto Paraguai/MS. Projeto GEF Pantanal/Alto Paraguai.

Silva, D.Q. 2008. Um olhar da produção rural na porção brasileira do Rio Apa. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, p. 65-68.

Foto de capa: Programa Rio Apa para Todos

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog