Ecoa cobra equipe de transição para evitar nova tragédia no Pantanal

2 minutos de leitura
Incêndio na região da Serra do Amolar, Pantanal (Foto: André Zumak)

Por Michael Esquer, O Eco

Um documento elaborado pela ONG Ecoa (Ecologia e Ação) pediu que a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tome medidas urgentes durante a sua gestão em relação aos incêndios registrados no Pantanal. A manifestação cita a inação do atual governo e solicita que a equipe de Lula identifique se a gestão Bolsonaro elaborou um plano de combate a incêndios para o bioma.

“Os estímulos do atual governo ao desmatamento e a não fiscalização por um lado e, por outro, a falta de recursos para áreas essenciais de prevenção e o combate direto, particularmente aqueles destinados ao Prevfogo/Ibama”, comenta o documento sobre a causa dos incêndios catastróficos registrados em 2020 e 2021 no Pantanal. A ONG, que atua há mais de 30 anos pela preservação do bioma, também associa o cenário à uma “crise climática aguda”.

Leia o documento na íntegra aqui.

A organização justifica que o pedido é feito por temer que a tragédia  se repita no Pantanal. “As informações que estamos recebendo neste final de ano, através de membros das redes que participamos e avaliações de nossos técnicos de campo, mostram a possibilidade de repetição dos incêndios de anos anteriores, dado que a planície está muito seca mesmo agora, ‘tempo das águas’ ”, diz trecho do documento.

A Ecoa pede também a identificação dos recursos previstos para o combate a incêndios em 2023 pelos órgãos competentes. E, a depender das informações encontradas pela equipe de transição, o documento propõe o debate e a elaboração de um novo Plano Emergencial, que comece logo após a posse. A manifestação foi enviada, nesta segunda-feira (28), a Pedro Ivo, ex-assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e integrante da equipe de transição da área ambiental de Lula.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.