/

Terra dos apaixonados: um relato de viagem ao Pantanal

5 minutos de leitura
1
Rio Paraguai (Foto: Raquel Alves / Arquivo Ecoa)

Relato de viagem ao Pantanal por Raquel Alves, estudante de Jornalismo e estagiária da Ecoa

O Pantanal é para os fortes. Ele te desafia do início ao fim. Entender que a relação será marcada pelo desafio é essencial para desfrutar da experiência. O Pantanal é um desafio até para seus próprios filhos e filhas. Ele não faz distinção entre quem é de casa e quem é de fora. 

Durante a breve viagem ao Pantanal pude conhecer algumas das lideranças das comunidades com as quais a Ecoa atua. Isso foi essencial para dimensionar o trabalho da Organização. O mais fascinante sobre a Ecoa é o trabalho em conjunto com os povos tradicionais. Antes de começar a estagiar aqui nunca pensei sobre a necessidade da atuação em conjunto com povos locais. Preservação ambiental exige a participação de pessoas. Não basta proteger animais e plantas sem pensar no todo, o que envolve também as comunidades. 

O convite ao desafio está presente em todo o Pantanal (Foto: Raquel Alves / Arquivo Ecoa)

A conservação pede por indivíduos. Isso era algo óbvio para mim, mas nunca pensei sobre quem são esses indivíduos. A conservação ambiental não pede por figuras com nomes de peso, como presidentes, influencers, atores e atrizes. Claro que com a participação de sujeitos com grande visibilidade a causa chega a novos lugares. Mas tudo começa com os povos tradicionais. São eles que vivem diariamente com a natureza. Eliane, Joana, Virgínia, João, são os maiores detentores de conhecimento sobre o Pantanal. Sendo assim, a participação deles é óbvia para a conservação. 

Dar nomes e colocar rostos a esses nomes foi primordial para entender que o trabalho da Ecoa não se limita a salvar animais ameaçados, ele empodera e apoia povos locais para que sejam protagonistas da conservação. 

O Pantanal desafia e encanta diariamente seus filhos e filhas (Foto: Raquel Alves / Arquivo Ecoa

Na viagem tivemos a companhia de dois costarriquenhos, Fernando e Max. A presença deles expandiu meu horizonte sobre a pauta ambiental. Antes de nos encontrarmos, Max e Fernando passaram por diversos lugares na Amazônia para falar sobre Bosque Modelo. O breve conhecimento que foi trocado durante a viagem me fez ver que é possível que diferentes agentes atuem juntos sem causar grandes danos ao ambiente. Agentes esses que de forma separada parecem não conversar e serem prejudiciais para a natureza. 

Todos que se encontram no Pantanal concentram conhecimentos que chegam a intimidar, no bom sentido. Todos possuem uma história para contar (na verdade muito mais que uma história). É o tipo de companhia que você só quer escutar para absorver todo o conhecimento. Cada um ali tem histórias tão atrativas que nem quis contar sobre mim por estar tão imersa no outro que não queria desviar o foco daquelas pessoas. 

Dona Virgínia (Foto: Raquel Alves / Arquivo Ecoa)

O Pantanal é para os apaixonados. Os que estudam a região são apaixonados, assim como seus moradores que reverenciam sua beleza e biodiversidade. Dona Virgínia, moradora da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, é uma das apaixonadas pela região. Por seus relatos é visível que para ela ver uma onça desperta mais admiração do que medo.

Apesar dos desafios, digo com total certeza que o Pantanal me cativou. Mal posso esperar para retornar e conhecer mais histórias.

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

1 Comment

  1. Youre so cool! I dont suppose Ive read anything like this before. So good to find somebody with some authentic thoughts on this subject. realy thanks for beginning this up. this web site is one thing that is needed on the web, somebody with a little originality. helpful job for bringing something new to the web!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog