//

BID reforçará apoio estratégico para a região amazônica

11 minutos de leitura
bid
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Via BID Notícias

PANAMÁ – O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, reuniu-se hoje com representantes de países da Amazônia e países doadores para discutir a necessidade urgente de uma ação coordenada para proteger os ecossistemas da Bacia Amazônica.

O encontro aconteceu durante a Reunião Anual das Assembleias de Governadores do BID e do BID Invest, no Panamá. Os países da Amazônia reafirmaram seu forte compromisso de conter o desmatamento e identificar métodos sustentáveis para proteger a floresta, proporcionando oportunidades econômicas reais para as comunidades locais.

Os representantes dos países da Amazônia e dos países membros não regionais do BID discutiram os desafios enfrentados pela região amazônica e a capacidade única do Grupo BID de responder a eles de maneira oportuna e coordenada.

O presidente Goldfajn compartilhou sua visão para “aumentar a ambição para a região amazônica” e a meta do BID de coordenar um programa regional amazônico que forneça um guarda-chuva para esforços existentes (incluindo a Iniciativa Amazônia do BID) e futuros de uma coalizão mais ampla de países e organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo da região amazônica.

“O compromisso inabalável dos países amazônicos presentes aqui hoje, juntamente com generosos doadores e outros parceiros, nos dão o impulso que precisamos para responder a esse desafio juntos”, disse Goldfajn.

O presidente assumiu o compromisso de que o Grupo BID contribuirá para:

  1. Promover a integração regional a fim de melhorar a coordenação e coerência. O bioma amazônico se estende por oito países e sua conservação impacta todo o planeta, portanto apenas uma ação coletiva pode levar de fato a resultados.
  2. Apoiar os países e organizações subnacionais no território amazônico, em particular para investimentos de impacto e políticas bem construídas para fechar a lacuna de conectividade, promover empreendimentos e garantir a inclusão.
  3. Conduzir um diálogo próximo com as populações indígenas, comunidades locais e afrodescendentes.

O presidente Goldfajn destacou o impulso renovado para o trabalho coordenado na Amazônia. “É hora de aumentar a ambição, ao nível que a Amazônia exige. Nosso objetivo é definir um programa regional amazônico, um guarda-chuva para intervenções ambiciosas e intersetoriais que tenham um impacto duradouro na região amazônica.”

Durante a reunião, os doadores reforçaram seu apoio ao programa regional amazônico e o Reino Unido reafirmou sua intenção de participar do Fundo Fiduciário de Múltiplos Doadores para a Amazônia do BID, uma importante fonte de financiamento para a Iniciativa Amazônia.

Lidar com os desafios da região amazônica também requer um esforço que de fato envolva toda a região. Para esse fim, os países da Amazônia anunciaram sua intenção de sediar a Cúpula da Amazônia este ano. O encontro representa uma oportunidade de reafirmar a ação coletiva, aumentar a ambição, definir prioridades e proporcionar diretrizes estratégicas no nível mais elevado.

Durante o diálogo, os líderes compartilharam suas visões e perspectivas:

“O desenvolvimento sustentável e a defesa da Amazônia são fundamentais para nosso governo. Queremos que a economia do Brasil seja verde. Vamos trabalhar em favor da proteção das florestas, da bioeconomia, da socio-biodiversidade, da transição energética e em favor da agropecuária e mineração sustentáveis, respeitando o meio ambiente e os direitos humanos. Queremos colaborar com todos os países vizinhos, atuando como integrador regional para a Amazônia, e contamos com o BID para isso. O BID é um grande apoiador das políticas de desenvolvimento sustentável via a “Iniciativa Amazônia” e também pela parceria com outras importantes organizações, como a Organização para o Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA)”.

Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil e Governadora do Brasil para o BID

“Não há economia sem um planeta; não há economia sem vida. A economia não tem valor se não estiver promovendo a vida. Na Colômbia, criamos um fundo e alocamos 80% do imposto de carbono e 600 bilhões de pesos, o equivalente a 150 milhões de dólares, anualmente, pelos próximos 20 anos, para alimentar esse fundo e manter os compromissos sociais que vamos assumir na Amazônia. Precisamos conseguir gerar uma economia que regenere a floresta, ao mesmo tempo em que gere estabilidade para a população nesse arco do desmatamento amazônico.”

Susana Muhamad, Ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Colômbia

“Na luta contra a mudança climática, proteger a Amazônia é essencial. Também precisamos preservar sua biodiversidade única para as gerações futuras. Em todos os nossos esforços, devemos incluir a população local e respeitar suas culturas e interesses econômicos. A Alemanha, portanto, reafirma seu compromisso de continuar apoiando a ampliação da Iniciativa Amazônia do BID. Saudamos o aumento do nível de ambição proposto pelo Presidente Ilan Goldfajn e acreditamos no importante papel estratégico que o BID, como um banco regional, pode desempenhar ao proporcionar apoio técnico e financeiro e facilitar a coordenação”.

Niels Annen, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal para Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha e Governador no BID

“A Iniciativa Amazônia do BID é única no sentido de que aborda os desafios de desenvolvimento, a mudança climática e a biodiversidade na região amazônica. A iniciativa demonstra que o apoio para o enfrentamento de desafios globais anda de mãos dadas com o desenvolvimento sustentável, sem comprometer o foco na redução da pobreza e da desigualdade.

Dominique Paravicini, Governador suíço no BID

“A Holanda saúda a ambição dos países da Amazônia de desenvolver a região amazônica de uma maneira sustentável e inclusiva, ao mesmo tempo conservando sua valiosa floresta tropical, no interesse do clima local e mundial, da biodiversidade e da subsistência das comunidades locais. Por meio de nossa contribuição para o fundo de múltiplos doadores da Iniciativa Amazônia, esperamos apoiar e acelerar a transição sustentável na região.”

Leia também: Em reunião no BID, Simone Tebet defende economia mais verde e inclusão social

Governo da Holanda

“Há vontade política e um momento crítico para aumentar a cooperação regional na Amazônia. Esta é uma oportunidade que não deve ser perdida.”

Karin Metell Cueva, Líder de Cooperação para o Desenvolvimento Regional na América Latina, Suécia

Sobre a Iniciativa Amazônia do BID

A Iniciativa Amazônia mobiliza recursos públicos e privados e coordena a assistência financeira e técnica do BID para estimular modelos de desenvolvimento sustentável e inclusivo e acelerar o cumprimento dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nas comunidades e territórios amazônicos.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento se dedica a melhorar vidas. Estabelecido em 1959, o BID é a principal fonte de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza pesquisas de ponta e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e treinamento a clientes dos setores público e privado em toda a região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog